PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Comissão da OAB/MT apresentará sugestões para Sistema Prisional

24/04/2013 16:55 | Direito Penal
    O presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal, Waldir Caldas Rodrigues, reuniu-se nesta terça-feira (24 de abril) com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, e com o secretário-adjunto, cel. PMMT Clarindo Alves de Castro, para tratar de questões relativas ao sistema penitenciário, em especial, depois da greve dos servidores. 
 
    A comissão se comprometeu em debater sugestões na próxima reunião com os advogados para que sejam levadas ao Gabinete de Gestão Integrada do Sistema Penitenciário, criado para agir de forma permanente e preventiva objetivando evitar novas crises. A próxima reunião da CDPPP será dia 10 de maio, às 16h, na sede da OAB/MT.
 
    No encontro foram tratados também dos constantes questionamentos acerca da qualidade da alimentação fornecida aos reeducandos do Estado. “As reclamações dos detentos e de seus familiares, assim como de alguns agentes penitenciários, são recorrentes acerca da comida oferecida. Muitos afirmam que ela chega estragada às unidades e pedimos ao secretário uma atenção maior acerca desse fato por se tratar de saúde e dignidade dos homens e mulheres encarcerados”, ressaltou Waldir Caldas.
 
img
    
    As tornozeleiras eletrônicas também foram alvo da reunião, já que para os advogados criminalistas é uma solução de grande interesse porque reduzirá a superlotação dos presídios e cadeias e também o nível de estresse nas unidades prisionais. Para o presidente da comissão da OAB/MT, esse tipo de equipamento “restabelece as garantias e direitos fundamentais mínimos exigidos pela Lei de Execuções Penais”. 
 
    O secretário da Sejudh/MT afirmou que a licitação para a implantação das tornozeleiras está em fase final e serão utilizadas no convênio firmado entre o Tribunal de Justiça e a Federação das Indústrias de Mato Grosso. 
 
    Ao final, o coronel Clarindo informou ao advogado que determinou que todas as unidades prisionais afixem em seus murais uma cópia da Portaria nº 07/2012/GAB/SEJUD, que normatiza a entrada de advogados nos estabelecimentos penais e unidades socioeducativas do Estado. O documento foi publicado a partir de reivindicações apresentadas pela OABMT à Secretaria de Justiça.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt 

WhatsApp