Junho de 2024 | Ver mais
# # # # # # 1

23/04/2013 14:05 | Lançamento
Foto da Notícia: Homenagens, selo, exposições e ações no interior serão parte do Projeto OABMT 80 anos

Foto: Ádia Borges - Fotos da Terra

Homenagens aos advogados e advogadas com mais de 50 anos de exercício profissional, lançamento de selo comemorativo pelos Correios e ações nas Subseções do interior do Estado, a começar por Tangará da Serra em maio, são apenas algumas das atividades a serem desenvolvidas no Projeto OAB/MT 80 Anos lançado na noite desta segunda-feira (22 de abril), na sede da Seccional, em Cuiabá.

img

O anúncio foi feito pela diretoria da OAB/MT diante dos convidados e dos ex-presidentes Cláudio Stábile Ribeiro (2010-2012), atual secretário-geral adjunto do Conselho Federal da OAB, José Simioni (1987-1989), Munir Feguri (1983-1985), que é desembargador aposentado e Benedito Flaviano de Souza (1985 -1987). Estavam presentes também a família do ex-presidente falecido Benedito Sant’Ana da Silva Freire (1985-1987) e da ex-presidente e atual desembargadora do Tribunal de Justiça, Maria Helena Gargaglione Póvoas (1993-1997).

“A OAB/MT contribuiu para todas as lutas em prol da advocacia e da sociedade como a redemocratização, as liberdades de imprensa e de opinião, os direitos civis e democráticos que temos hoje; além de defender as prerrogativas e os honorários e buscar mais benefícios aos advogados. Tudo o que temos e o que alcançamos foi graças aos valorosos advogados e advogadas que já presidiram e compuseram a instituição, daí a importância desse resgate histórico”, consignou o presidente da Seccional, Maurício Aude.

A vice-presidente da OAB/MT, Cláudia Aquino de Oliveira, coordenadora do grupo gestor que organiza o projeto explicou como serão desenvolvidas as ações nos próximos três anos de gestão. Ela ressaltou que a solenidade dava o passo inicial para uma viagem na história da instituição considerada uma das mais importantes para a sociedade. “Nada mais oportuno do que fazer desta celebração um grande momento de relembrar a história. Queremos promover uma aproximação junto à sociedade e vamos organizar um dia de cidadania onde serão oferecidos diversos serviços à população. Vamos também homenagear os colegas com mais de 50 anos de advocacia; vamos promover eventos para estimular a arte e a cultura e a primeira ação nesse sentido será iniciada em Tangará da Serra nos dias 23 a 25 de maio, onde estarão reunidos todos os presidentes de Subseções”, ressaltou. img

Exposição

Cláudia Aquino também convidou aos presentes a visitarem a exposição instalada no hall de entrada do auditório com um pouco da história da OAB/MT, agradecendo à esposa do ex-presidente Silva Freire, d. Leila Barros Freire, que cedeu pelas e parte do acervo da família para o lançamento. “Outras exposições virão e quem puder ajudar no resgate dessa história, convidamos a se unir a nós nesse projeto. Quem puder ceder peças ou permitir que façamos fotos para contar histórias de ex-presidentes e membros nestes 80 anos de história pode nos contatar”, sublinhou a advogada. Para as sugestões e contatos nesse sentido foi criado um email: 80anos@oabmt.org.br.

Autoridades

Também compuseram a mesa de honra a vice-presidente Cláudia Aquino; o secretário-geral, Daniel Teixeira; o secretário-geral adjunto, Ulisses Rabaneda; o diretor tesoureiro, Cleverson Pintel; a diretora da Caixa de Assistência dos Advogados, Ana Carolina Barchetti; o conselheiro da Escola Superior de Advocacia, Marcelo Theodoro; os presidentes da OAB/Rondonópolis, Ronaldo Batista Pinto, e OAB/Várzea Grande, Flávia Moretti; a ouvidora-geral adjunta, Giselle Carvalho; o promotor de justiça Mauro Curvo, representando a Procuradoria-Geral da Justiça; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Edson Bueno; o representante da Associação Mato-Grossense dos Magistrados, juiz Rodrigo Curvo; o representante da Secretaria de Estado de Trabalho e Bem Estar Social, Thiago  Dela Páscoa; e o representante da Procuradoria-Geral do Estado, Alexandre Calejas. Estavam presentes à solenidade presidentes e membros dos Tribunais de Defesa das Prerrogativas e de Ética e Disciplina, das Comissões Temáticas, conselheiros federais e estaduais, advogados, advogadas e convidados.

Fotos: Adia Borges – Fotos da Terra
www.twitter.com/oabmt