PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Comissão da OAB/MT luta pela criação da Vara Especializada em Violência contra Crianças e Adolescentes desde 2004

12/04/2013 18:30 | Infância e Juventude
Foto da Notícia: Comissão da OAB/MT luta pela criação da Vara Especializada em Violência contra Crianças e Adolescentes desde 2004

Foto: D. Rocha

 

       A presidente da Comissão da Infância e Juventude da OAB/MT, Rosarinha Bastos, comemorou o anúncio da possibilidade da criação de uma Vara Especializada de Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes em Cuiabá esta semana pelo Tribunal de Justiça e ressaltou que essa é uma luta da comissão desde 2004 ,quando já atuava na área.
 
       Nesse período, quando foi criada a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), a advogada alertou para a necessidade da criação de uma vara e também de uma promotoria especializadas em violência contra crianças e adolescentes. Depois que o inquérito é finalizado vai para uma promotoria que apresenta a denúncia a uma vara criminal comum e o processo não tem a celeridade e a atenção que esses casos requerem porque se juntam às diversas ações penais existentes na unidade. 
 
       “Acompanhamos pela Comissão da OAB/MT muitos casos de crianças e adolescentes vítimas de violência física e sexual e que aguardam anos para ter a punição de seus agressores decidida pela Justiça. Viemos travando ao longo desses anos a luta no sentido de que o TJ se sensibilizasse com a causa e implantasse a tão sonhada Vara Especializada Criminal da Infância e Juventude. E agora esperamos que seja realmente efetivada”, observou a advogada. 
 
       A informação foi divulgada no site do Tribunal de Justiça esta semana. O presidente desembargador Orlando Perri se comprometeu em providenciar a instalação da nova unidade. “Vamos solicitar os números de processos que se transformaram em ações penais para saber a real demanda. Com os dados apresentados e a relevância do caso, consultaremos o Pleno para deliberar sobre a criação da Vara Especializada, pois acreditamos que os responsáveis pela violência devem ser punidos”, avaliou.
 
       De janeiro de 2010 até março desse ano, 3.783 ocorrências de violência contra crianças e adolescentes foram registradas e se tornaram processos judiciais que tramitam em várias Varas na Capital.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 



Notícias Relacionadas

WhatsApp