Stábile assume defendendo trabalho e união

19/12/2009 01:01 | Nova Gestão

Ao assumir nesta sexta-feira a Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, o novo presidente Cláudio Stábile Ribeiro, que passa a exercer efetivamente o cargo só no início de janeiro de 2010, defendeu muito trabalho e união para o engrandecimento da advocacia de Mato Grosso. “As eleições já ficaram no passado. Hoje vamos virar a página das eleições e trabalhar pela união da classe e pacificação dos ânimos. Todos os advogados que quiserem, que tiverem a intenção de trabalhar pela OAB serão recebidos de braços abertos. A mensagem doravante é união e trabalho. E temos muito trabalho para implementar” – disse Stábile, numa clara demonstração de que para ele os exageros cometidos no decorrer da árdua campanha já são uma página virada na história da OAB.

A posse de Stábile foi uma das mais concorridas de todas as eleições da OAB. Estima-se que cerca de 450 pessoas participaram da solenidade. No auditório, além das 240 cadeiras ocupadas, mais de 100 pessoas ficaram de pé. Nem mesmo a colocação de cerca de 80 cadeiras defronte um telão no saguão do auditório resolveram o problema da falta de acomodação e muita gente teve que acompanhar a solenidade em pé. “Já vi essa casa cheia muitas vezes, mas desse jeito, não” – afirmou um dos convidados para a posse. Na mesa de honra, muitas autoridades do Judiciário e de outros segmentos, incluindo três desembargadores do quinto constitucional da OAB: Rubens de Oliveira, Maria Helena Póvoas e Luiz Ferreira da Silva.

“Podem podar meu caule, podem esgarçar minhas folhas, tirar os frutos e machucar as flores; mas existe algo que ninguém vai conseguir fazer jamais comigo: arrancar minha raiz! A Ordem, esta Ordem, é a minha raiz” – foi assim que o presidente Francisco Anis Faiad, iniciou seu discurso de 32 minutos, no decorrer do qual revelou todo o seu apego pela instituição que está comandando por seis anos.

“Neses últimos dias, refletindo sobre esse período em que tive o prazer de dirigir a OAB/MT, me veio novamente esse sentimento. Pouco ou quase nenhum sentido teria para mim entregar este cargo, este honroso cargo, não fosse a um amigo, a uma pessoa honesta, sincera nos seus propósitos e ideais, que fez da ética o seu estilo de vida. Por isso, fomos ao combate e vencemos. E vencemos sem arredar um milímetro sequer das nossas convicções: não pela teimosia, mas pela certeza de que trilhamos o melhor caminho” – afirmou Faiad, naturalmente referindo-se a Stábile..

Depois da solenidade de posse da nova diretoria da OAB, conselheiros estaduais titulares e suplentes, conselheiros federais titulares e suplentes e dos novos diretores da Caixa de Assistência do Advogado de Mato Grosso, o presidente Leonardo Pio da Silva Campos fez um discurso em que assumiu publicamente o compromisso de sua entidade trabalhar e investir pesado no bem-estar do advogado, inclusive com a criação do Fundo Família para garantir aos associados o direito a planos de saúde, de previdência, seguro, creche e hotelzinho para filhos das advogadas que trabalham. Disse também que a CAAMT será companheira de primeira hora das Subseções que têm projetos para construção da sede própria.

Muito emocionado, por ter sido várias vezes aplaudido de pé pelos presentes, Stábile teve que se esforçar muito para concluir seu discurso. Depois de  revelar sua grande preocupação com o que viu na área do Poder do Judiciário nas suas andanças pelo interior durante a campanha, afirmou Stábile: “Temos plena consciência de que não é fácil dirigir a OAB. Sabemos o peso de representar uma entidade cuja História se confunde com a História do Brasil. A Ordem, além da Casa do Advogado, espaço físico onde todos nós nos encontramos, independente de raça, credo ou ideologia, é uma das mais tradicionais instituições do nosso país”.

Último orador da solenidade, o próximo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, exortou os advogados a estarem mais presentes na luta pela Defesa das Prerrogativas do Advogado e também sempre ao lado da população na defesa dos seus direitos, principalmente contra governos autoritários. Uma revelação feita em público por Ophir: como sua eleição no ano que vem é fato consumado, ele vai convidar Faiad para ser o presidente da Comissão Nacional da Defesa das Prerrogativas do Advogado. Motivo do convite: Faiad tem se destacado como um dos mais ardorosos defensores das prerrogativas do advogado em Mato Grosso.