PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

Primeiro Dia de Formação é realizado nesta quarta-feira

06/02/2013 18:49 | Entrega de Certificados
    A Comissão do Jovem Advogado (Cojad) da OAB/MT e a Escola Superior de Advocacia (ESA/MT) realizaram nesta quarta-feira (6 de fevereiro) o primeiro Dia de Formação deste ano, evento que tem como objetivo entregar certificados de carteiras profissionais a novos advogados e estagiários, além de promover palestras com foco no início da profissão.
 
    O historiador Maurim Rodrigues Costa foi o primeiro palestrante desta tarde e explanou sobre o tema “OAB – Trajetória, construção e luta no contexto histórico do Brasil”. Ele abordou momentos históricos, desde o ano 1500 até os dias atuais.
 
img
    “No período colonial (1500 a 1822) havia uma legislação colonial que beneficiava e favorecia a metrópole e no processo de independência do Brasil surgiu o movimento elitista na condução política e administrativa do país”, informou Maurim Costa.
 
    Conforme o historiador, em 1823 a Assembleia Constituinte foi criada para elaborar a primeira constituição brasileira, cujo anteprojeto tinha como título "Constituição da Mandioca", pois era necessário ter renda baseada em alqueires de mandioca para ser eleitor ou candidato aos cargos legislativos.
 
    
    Maurim Costa comentou que em 1824 Dom Pedro I outorgava a constituição e em 1827 foram instalados os dois primeiros cursos de direito no Brasil, sendo um em Olinda (PE) e outro em São Paulo (SP). Dezenove anos mais tarde surgiu o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), que se prestava a ser um mecanismo consultivo do imperador na organização legislativa e judiciária.
 
    Já na década de 1930, a OAB foi instituída pelo Decreto nº 19.408, assinado por Getúlio Vargas, e a Seccional da instituição em Mato Grosso foi fundada em 1933.
 
    “Há de se ressaltar a importância e atuação ativa da OAB em grandes movimentos como a ditadura militar, por exemplo, em que a entidade passou a ter representação nacional e visibilidade”, concluiu Maurim Costa.
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp