PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Newsletter


Ir para opção de Cancelamento

Agenda de Eventos

Novembro de 2024 | Ver mais
D S T Q Q S S
# # # # # 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

Notícia | mais notícias

Presidente da Cotran destaca importância da fiscalização de trânsito pesado

24/01/2013 16:50 | Cuiabá
    O presidente da Comissão de Trânsito (Cotran) da OAB/MT, Thiago França, comemorou a notícia da entrada em vigor nesta quarta-feira (23 de janeiro) da lei municipal que disciplina o tráfego de veículos com peso superior a 10 toneladas em horário livre na área urbana de Cuiabá. Ele destacou que a ideia partiu da Cotran junto às autoridades municipais e Batalhão de Trânsito no ano passado.
 
    A partir de agora, agentes de trânsito irão fiscalizar e autuar os motoristas que descumprirem a Lei nº 5.469/2011. Os veículos pesados deverão se manter em circulação apenas nos horários e zonas permitidas.
 
    “Sempre lutamos por projetos que melhorem o trânsito da nossa capital, pois não podemos continuar nessa situação. Espero que a fiscalização dessa nova lei realmente seja efetiva e acredito que poderá servir de exemplo para que consigamos desafogar as ruas de Cuiabá, ainda mais porque existe inúmeros desvios por conta das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014”, lembrou Thiago França.
 
    A Secretaria Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) promete reforçar a sinalização nos locais proibidos.
 
Nova rota - Até a última semana, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, os motoristas de caminhões e carretas eram obrigados a passar por dentro do bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida devido às obras da Copa do Mundo. Com a mudança, os motoristas devem entrar na Rua Antônio Dorileo (que passa em frente ao Hotel Fazenda Mato Grosso) e virar na Avenida Camboriú.
 
    Em seguida, eles deverão seguir em frente pela Rodovia Palmiro Paes de Barros, até acessar a Rodovia dos Imigrantes.
 
    Segundo o secretário de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá, Antenor Figueiredo, em todo o trajeto que será feito pelos motoristas estão afixadas faixas indicando o novo caminho a ser feito. Agentes de trânsito também farão a orientação sobre as novas rotas.
 
    A medida, segundo Figueiredo, deverá melhorar o tráfego na Avenida Fernando Corrêa, uma vez que o congestionamento no local aumentou ainda mais com o avanço das obras de mobilidade urbana e de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
 
    “Cerca de 70% do congestionamento da Fernando Corrêa se deve pela presença de caminhões. A nossa intenção com este novo desvio é pulverizar o fluxo”, afirmou.
 
Lei municipal - A lei determina que veículos com até 10 toneladas, somando o peso do veículo e a carga que ele comporta, podem circular normalmente, em qualquer horário, pelas ruas de Cuiabá. O mesmo não se aplica, porém, aos veículos com até 24 toneladas ou peso superior.
 
    Para os veículos com até 24 toneladas, o tráfego será permitido somente entre as 20h e 6h durante a semana e apenas na área de restrição máxima, que inclui a região central da cidade. No entorno do Centro, o trânsito desses veículos estará proibido entre as 12h e 14h e das 17h às 18h.
 
    Os veículos com peso superior a 24 toneladas, como é o caso das carretas, estarão proibidos de circular na zona de restrição máxima em qualquer horário. O tráfego será liberado apenas no entorno dessa área, das 20h às 6h, durante a semana, e a partir das 14h, aos sábados. O mesmo regime de horário se aplica ao tráfego desses veículos nas principais vias e bairros da Capital.
 
 
Com informações do site Midia News
 
 
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt
 

WhatsApp