Em carta, ministra do Meio Ambiente pede desculpas a advogados

04/12/2012 18:17 | Retratação
Foto da Notícia: Em carta, ministra do Meio Ambiente pede desculpas a advogados

Em carta enviada ao presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que não pretendeu ofender a classe ao comentar, em entrevista à imprensa, os procedimentos de autuação eletrônica adotado pelo IBAMA para notificar crimes ambientais, que dispensariam os trabalhos dos advogados. “Se minhas palavras foram entendidas como uma generalização às atividades da advocacia, receba em nome dos advogados mato-grossenses as minhas escusas e a minha consideração à Ordem”, assinalou.

Durante entrevista veiculada no final de novembro pela TV Centro América em Mato Grosso, a ministra referiu-se aos advogados de maneira provocativa, causando reação imediata da Seccional Mato Grosso e repúdio público do presidente nacional da OAB, que considerou as declarações uma ofensa ao direito de defesa. O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, levou pessoalmente o fato ao conhecimento do presidente Ophir Cavalcante Júnior, na última sexta-feira (30 de novembro) durante a sessão do Conselho Seccional, em Cuiabá, pedindo providências urgentes em face da declaração da ministra do Meio Ambiente.

Na carta, a ministra Izabella Teixeira diz que “em nenhum momento quis desmerecer a classe dos advogados de Mato Grosso ou de qualquer outro Estado do Brasil”, e reconhece a parceria que sempre encontrou na Ordem dos Advogados do Brasil “no combate ao crime ambiental e à corrupção e na construção de um Brasil mais sustentável”.

Confira aqui a íntegra da carta da ministra Izabella Teixeira.

www.twitter.com/oabmt