Foto: Eugênio Novaes
O Conselho Federal da OAB homenageou nesta terça-feira (13 de novembro) o advogado Benedito Santana da Silva Freire pela atuação no combate a ditadura militar (1964-1985) e seu filho, Murillo Barros Silva Freire, que também é advogado e presidente da Comissão de Direito Administrativo da OAB/MT, recebeu a homenagem, pois seu pai faleceu em 1991. O ato é conhecido como “Memória à advocacia da resistência política” e representa uma contribuição da entidade ao resgate da história brasileira desse período.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, cuja organização teve o apoio da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça da Câmara, presidida pela deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), e abrange advogados que atuaram contra a ditadura em várias partes do País.
Para os familiares de Silva Freire, a homenagem da OAB é considerada uma honra. “Em nome da nossa família me sinto honrado com a homenagem, uma vez que o advogado Benedito Silva Freira foi uma das bandeiras que mais lutou contra a ditadura em Mato Grosso na busca da redemocratização do Brasil”, afirmou o filho do advogado, Murilo Silva Freire.
Além de advogado, Benedito Freire também foi poeta e escritor.
Silva Freire - Benedito Santana da Silva Freire nasceu em Mimoso, distrito de Santo Antônio do Leverger, 20 de setembro de 1928 e faleceu em Cuiabá no dia 11 de agosto de 1991. Conterrâneo do Marechal Cândido Rondon, Silva Freire foi professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e ocupou a cadeira nº 38 da Academia Mato-grossense de Letras (AML).
Destacou-se ainda como advogado criminalista, sendo antológicas suas atuações nos tribunais de júri, sempre pautado no vasto conhecimento jurídico e no destacado domínio da oratória.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt