PRERROGATIVAS, UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!

MATO GROSSO

Notícia | mais notícias

OAB/MT busca esclarecer demissões de servidores da Sanecap e defende liberdade de expressão

04/08/2011 16:03 | Liberdade de Expressão
       O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, enviou nesta quinta-feira (4 de agosto) ofício à Presidência da Companhia de Saneamento da Capital para buscar informações relativas às denúncias de demissões de servidores que participaram de manifestações contra o projeto de privatização do órgão.
 
       O Of. OAB-MT/GP nº 250/2011, endereçado ao diretor-presidente Aray Carlos da Fonseca Filho, destaca ter a OAB/MT sido procurada por cidadãos e entidades da sociedade civil relatando os fatos e pedindo o apoio da Ordem no sentido de buscar providências.
 
       Cláudio Stábile ressalta que “por força do disposto no artigo 44 da Lei Federal nº 8906/94, a Ordem dos Advogados do Brasil tem entre as suas missões institucionais “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social”, entre outras atribuições”. E destaca o artigo 1º da Constituição Federal que estabelece ser a República Federativa do Brasil um Estado Democrático de Direito, tendo como fundamentos: a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
 
       A OAB/MT desde seus primórdios defendeu e continuará a defender a liberdade de reunião e manifestação, de associação e de pensamento garantidos pelo artigo 5º da Constituição Federal. 
 
       “Diante do exposto, com fundamento no artigo 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal, requeremos a Vossa Senhoria que, no prazo de cinco dias, apresente à Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso, as informações e esclarecimentos escritos sobre os fatos que lhe são imputados e narrados no presente ofício”, asseverou Cláudio Stábile Ribeiro.
 
Manifestação – O movimento que gerou a demissão de nove servidores da Sanecap e a perda de cargos de confiança de outros sete, conforme veiculado nos meios de comunicação de Cuiabá, ocorreu na semana passada. Houve confronto com a Polícia Militar, que tentou conter a multidão de aproximadamente 300 pessoas. O desligamento dos funcionários teria ocorrido nesta quarta-feira (3 de agosto). Na manhã de hoje, servidores fizeram protesto contra as demissões na sede da Agência de Saneamento. 
 
(Com informações dos sites RDNews e MidiaNews)
 
 
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt

Facebook Facebook Messenger Google+ LinkedIn Telegram Twitter WhatsApp

WhatsApp