Gestão coletiva e solidária é destacada pelo presidente da OAB/MT

16/08/2011 08:13 | Conferência Estadual dos Advogados

img

Uma gestão coletiva e solidária. Assim definiu o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, a sua atuação para demonstrar as conquistas em um ano e meio à frente da Seccional; fato que provocou elogios do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, na abertura da Conferência Estadual dos Advogados nesta segunda-feira (15 de agosto) na sede da OAB/MT.

Cláudio Stábile apresentou um breve balanço das ações desenvolvidas em um ano e meio de gestão, entre as quais a campanha “Fique legal” que resgatou o advogado inadimplente, permitindo parcelamento de dívidas e a aplicação das receitas em melhorias, como o Projeto Inclusão Digital e Reestruturação das Salas dos Advogados, com equipamentos de alta tecnologia; além das atuações incessantes das Subseções, dos Tribunais de Defesa das Prerrogativas e de Ética e Disciplina, e das comissões temáticas.

O presidente da OAB/MT relatou as conquistas obtidas pela Escola Superior da Advocacia com cursos, palestras e eventos, inclusive, com o apoio do Conselho Federal por meio do convênio com a Escola Nacional da Advocacia. E abordou a atuação da Comissão de Ensino Jurídico na busca pelo aperfeiçoamento das faculdades, defendendo o aperfeiçoamento e o  fortalecimento do Exame de Ordem.

Destacou o intenso trabalho do TDP para defender as prerrogativas dos advogados e os vários desagravos já realizados buscando resgatar a dignidade dos advogados vítimas de abuso de autoridades. E nesse ínterim, elogiou a iniciativa junto à Associação Mato-Grossense dos Magistrados de criar, de forma inédita, uma comissão mista para debater prerrogativas profissionais e atuar em casos concretos. A diretoria e os membros do TDP foram elogiados diante de sua atuação incansável, com plantão 24 horas, na defesa dos colegas.

Cláudio Stábile também abordou a atuação do TED em atuar em busca da postura ética e moral do advogado, com atuações também por meio das turmas do interior – Rondonópolis e Sinop, instaladas e, em breve, Barra do Garças e Cáceres.

A Caixa de Assistência dos Advogados foi apresentada pelo presidente da OAB/MT e depois amplamente detalhada pelo seu presidente Leonardo Pio da Silva Campos, que explanou as inúmeras conquistas em prol dos advogados do Estado. Entre elas a reforma da clínica, livraria, melhores condições de planos de saúde e previdência, a implantação do auxílio maternidade, de forma pioneira; e a ampliação dos benefícios junto ao advogado do interior do Estado.

“Com muita união e trabalho a OAB/MT tem presença efetiva na sociedade mato-grossense, valorizando e fortalecendo a advocacia, lutando por uma sociedade mais humana, mais justa e mais fraterna”, finalizou Cláudio Stábile.

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com/oabmt