OAB/MT acompanha denúncias em eleições em Cuiabá

08/10/2012 17:56 | Plantão
    O plantão realizado na sede do Sintep pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral em parceria com a OAB/MT, por meio da Comissão de Direito Eleitoral, a Ong Moral e o Movimento “Nas ruas”, recebeu 40 denúncias de compra de votos na eleição deste domingo (7 de outubro).

Chegaram denúncias de Cuiabá e Várzea Grande e também de cidades do interior do Estado como Lucas do Rio Verde, Jaciara e Nova Lacerda. As informações foram repassadas de imediato ao Setor de Inteligência da Polícia Civil para as providências.

“Avaliamos como muito positivo o plantão porque colaborou para coibir práticas ilegais. O volume de denúncias diminuiu se comparado a eleições passadas. Mas, a população tem que se conscientizar porque os candidatos fichas sujas sempre encontram novas formas de comprar votos e praticar crime eleitoral”, destacou o conselheiro estadual da OAB/MT, membro da Comissão e um dos coordenadores do MCCE, advogado Vilson Nery.

No total foram detidas 292 pessoas pelas Polícias Civil e Militar em todo o Estado, sendo 49 candidatos, a maioria por prática de boca de urna, distribuição irregular de material de campanha e transporte de eleitores. A Polícia Federal lavrou 29 procedimentos policiais com 32 pessoas conduzidas. As Polícias Federal, Civil e Militar trabalharam em conjunto no Gabinete de Gestão Integrada instalado no TRE/MT.

(Com informações da Folha do Estado)

www.twitter.com/oabmt