OAB/MT integra pacto pela melhoria na qualidade dos serviços judiciais no Estado

23/08/2011 19:36 | Melhoria na Qualidade dos Serviços

img

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso integrou nesta terça-feira (23 de agosto), juntamente com os órgãos que compõem o Comitê Multi-institucional do Sistema Judicial do Estado, o Pacto de Integração de Metas, em solenidade realizada na Escola dos Servidores do Poder Judiciário. O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, foi um dos dez representantes de entidades a firmarem o compromisso de desenvolver ações estratégicas integradas para melhorar a qualidade e ampliar a prestação de serviços à sociedade mato-grossense.

Também acompanharam a solenidade o secretário-geral da OAB/MT, Daniel Paulo Maia Teixeira, a secretária adjunta, Fabiana Curi, além de advogados integrantes de Comissões Temáticas, magistrados, servidores e autoridades.

Para o presidente da OAB/MT, o pacto é o primeiro passo para a tão esperada reestruturação do Poder Judiciário. Cláudio Stábile ressaltou que a Justiça não se preparou para o desenvolvimento do Estado registrado nos últimos anos e para as demandas judiciais que surgiram. “Só haverá uma sociedade pacificada quando as pessoas acreditarem na Justiça para o combate à impunidade e aos atos ilícitos. E desejamos que essa atuação conjunta fortaleça as ações necessárias para alcançar eficácia na prestação jurisdicional, em especial na Primeira Instância”, sublinhou.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, destacou o incessante trabalho dos grupos que integraram o Comitê Multi-institucional que se reuniram por oito ocasiões para fazer o diagnóstico dos principais gargalos da prestação jurisdicional. O magistrado ressaltou dois aspectos a serem priorizados: o atendimento ao cidadão, que deve ser mais ágil e eficiente e a capacitação de todos os agentes públicos envolvidos.

Além do presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile, assinaram o pacto o vice-presidente do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, o procurador-geral da Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, o presidente do TRT 23ª Região, desembargador federal Osmair Couto, o sub-defensor Público Geral, Sávio Ricardo Copetti, o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juiz Agamenon Alcântara Moreno Júnior, e a sub-diretora da Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), desembargadora Clarice Claudino da Silva. Também compõem o comitê o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, a Procuradoria-Geral de Mato Grosso e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com/oabmt