Advogado fala sobre prática trabalhista durante solenidade de entrega de certificados profissionais

28/09/2012 16:27 | Conhecimento
    Nesta quinta-feira (27 de setembro), o conselheiro estadual pela OAB/MT e membro da Comissão de Direito do Trabalho Geandre Bucair compartilhou conhecimentos sobre prática trabalhistas com os novos advogados e estagiários que receberam o certificado de carteira profissional no auditório da instituição.

img
    O advogado iniciou sua apresentação afirmando ser um apaixonado pela advocacia e fez questão de frisar que é gratificante atuar em questões que envolvem os direitos dos cidadãos. “Nosso país produz injustiças de toda sorte e é nessas horas que entra a figura do advogado. Não é à toa que a ditadura nos teme porque somos indispensáveis à justiça”, pontuou.

Geandre Bucair também destacou que a advocacia deve ser feita de mãos dadas, além de ser fundamental a troca de experiências. Para ele, isso é importante porque permite a troca de experiências e o fortalecimento da profissão.

Em sua apresentação, destacou que a justiça trabalhista é exemplo de justiça, de aplicabilidade jurisdicional célere e como exemplo citou a implantação e instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe). Citou ainda a predominância dos princípios da celeridade, oralidade e informalidade. “Na justiça trabalhista é possível você ter uma decisão em apenas seis meses, muito diferente da justiça estadual. E quando se fala em recurso, por exemplo, o prazo para decisão tem registrado uma média de 32 dias para julgamento”, destacou Geandre Bucair.

Sobre o relacionamento com os clientes, o advogado sugeriu que se encaminhe a eles uma cópia da defesa por e-mail para que possa imprimir, ler, e levar à audiência. “Digo isso porque pode ocorrer algum imprevisto com você no trânsito e como a justiça do trabalho não tolera atraso, o próprio cliente pode entregar a defesa ao juiz, ou seja, não será prejudicado, até mesmo por conta do jus postulandi que é permitido na área trabalhista”, ressaltou. Outra dica que Geandre Bucair compartilhou no mesmo sentido foi a de pedir ao cliente que compareça na vara do trabalho ao menos com 30 minutos de antecedência.

Em relação à audiência, o advogado explanou que todos os profissionais devem sair preparados do escritório, sabendo o que deve arguir no momento em que estiver defendendo seu cliente e, principalmente, chamou a atenção para o ônus da prova. “É imprescindível que cada advogado saiba o que lhe cabe provar, sob pena de não fazer prova contra si mesmo. Somente assim terá mais chance de obter êxito na ação”.

Por fim, Geandre Bucair aconselhou os novos profissionais a ficarem atentos no que diz respeito ao preparo na justiça do trabalho. “O depósito recursal e o pagamento das custas devem ser preenchidos corretamente porque se assim não for, adeus oportunidade de reverter a decisão contrária aos interesses do cliente. Se o valor for de R$ 6.298,89, por exemplo, deposite R$ 6.300,00, pois não correrá o risco de perder um recurso por falta de poucos reais ou até mesmo centavos, como muitas vezes já ocorreu na justiça do trabalho”.

www.twitter.com/oabmt