“A melhor maneira de comemorar o nosso dia é estar junto à sociedade, prestando um serviço. Queremos reafirmar a luta contra a violência doméstica para que as nossas crianças sejam criadas em melhores condições, sem violência e com paz e equilíbrio”. Estas foram as palavras do presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, na solenidade da "Mobilização contra a violência doméstica e familiar contra a mulher", realizada neste sábado (11de agosto), Dia do Advogado, na Escola Antônia Tita Maciel, no bairro Jardim Florianópolis em Cuiabá. Dezenas de moradores da região compareceram ao evento.
Também participaram os presidentes das Comissões de Direito da Mulher, Ana Lúcia Ricarte, da Infância e Juventude, Rosarinha Bastos, do Trabalho, Cláudia Aquino, Previdenciário, Camila Regina Santos, de Direito do Consumidor, Sílvio Soares Júnior, integrantes das comissões,advogados Carla Rocha, Eduardo Santamaría, Cristina Flores Paulon, Marisa de Castro, além do presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira, o secretário de segurança Diógenes Curado, o juiz diretor do Foro de Cuiabá, Adilson Polegato de Freitas, os juízes das Varas da Mulher Ana Cristina Mendes, Jamilson Haddad Campos, a presidente da BPW Brasil, Sueli Batista, entre outros.
A OAB/MT é parceira no evento organizado pela Coordenadoria de Justiça Comunitária e a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do Tribunal de Justiça, junto com a UFMT, Defensoria Pública, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar e Prefeitura de Cuiabá. Os magistrados e autoridades também prestaram homenagem aos advogados presentes estendendo a todos as felicitações pelo seu dia.
Os advogados distribuíram cartilhas orientativas nas diversas áreas do Direito e atenderam a população com orientações jurídicas. Para Cláudio Stábile esta foi a melhor forma de comemorar o Dia do Advogado, por ser ele o profissional que leva as demandas e conflitos dos cidadãos à Justiça. Ele fez uma homenagem especial às mulheres presentes “pela sua união e luta. A OAB/MT, o Poder Judiciário, a escola com suas professoras e sua diretora, o bairro, não teriam conquistado tanto se não fossem vocês”.
E para a comunidade escolar este foi um dia especial. O professor Eber Correa explicou que os alunos tiveram uma preparação anterior com aulas de campo e outras ações e produziram trabalhos para expor. A coordenadora e vice-presidente do bairro, Dulcilene de Moraes, observou que para eles é uma grande conquista ter tantas instituições representadas na escola.
Na visão do presidente do bairro, Aparecido Alves dos Santos, os pais, e moradores alunos são muito carentes de informações, em especial, sobre seus direitos. Ele e outros professores pegaram várias cartilhas e materiais das comissões da OAB/MT e pretendem entrar em contato posteriormente para agendar palestras nas áreas de exploração sexual de crianças e adolescentes, direitos da mulher, do trabalho, do consumidor e outras.
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65)3613-0928
www.twitter.com/oabmt