Após várias reuniões e pedidos da OAB/MT para que a prestação jurisdicional melhore em todo o Estado, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, visitou nesta terça-feira (17 de julho) os Fóruns de Cuiabá e de Várzea Grande, onde estão sendo desenvolvidas diversas ações visando melhorar o atendimento aos jurisdicionados e as condições de trabalho. O presidente reuniu-se com magistrados e servidores para ouvir suas demandas e discutir medidas possíveis.
O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, destacou que o magistrado havia se comprometido em conhecer os problemas pessoalmente nas unidades. “Trata-se de visitas que decorrem das inúmeras reclamações que temos recebido de dezenas de advogados, os quais nos procuram com a finalidade de tentarmos resolver os problemas que tanto os afligem”, frisou.
Na opinião do vice-presidente, Maurício Aude, as visitas são necessárias, “pois somente in loco é que se poderá ver as dificuldades vivenciadas por advogados e servidores. Em todas as reuniões que tivemos sempre percebemos o interesse e a vontade do presidente do TJMT em sanar os problemas. Sabemos que a situação não é fácil e que tudo não será resolvido de uma hora para outra, mas com a nossa parceria, aos poucos conseguiremos resultados significativos para todos”, garantiu.
Cuiabá - No Fórum da Capital, o desembargador conheceu uma iniciativa que pretende dar mais celeridade ao Protocolo e diminuir a fila dos advogados. O “Protocolo Integrado” destina-se especificamente aos órgãos públicos e processos que vão para o interior, recebe 1.500 peças por dia e foi separado do Protocolo-Geral, onde são peticionadas as demandas da Capital, para desafogar o atendimento.
O juiz diretor do fórum, Adilson Polegato de Freitas, pontuou que as instalações atualmente disponibilizadas são provisórias, visto que em breve o advogado não precisará mais se deslocar até o fórum, pois começará a funcionar o chamado “Pré-cadastro” e o peticionamento eletrônico, que vão reduzir significativamente o tempo para cadastro e distribuição dos processos.
Várzea Grande - Em Várzea Grande, Rubens de Oliveira conheceu as novas instalações do Juizado Especial do Jardim Glória, recentemente transferido para o fórum. Depois o magistrado visitou gabinetes e conferiu o resultado da reforma da carceragem, onde ficam os presos que aguardam audiência e, em seguida, visitou os galpões e os depósitos onde estão motocicletas e veículos apreendidos.
A juíza diretora do Foro da Comarca de Várzea Grande, Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, que atua na Quarta Vara Criminal, agradeceu ao presidente o apoio irrestrito que ele vem dando às diretorias dos fóruns e aos próprios magistrados.
Com informações do TJMT
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt