OAB/MT divulga Calendário de Meio Ambiente feito por crianças e adolescentes

09/07/2012 17:45 | Concurso de Desenhos e Poemas
    O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, recebeu do presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, exemplar de um calendário feito por crianças e adolescentes, resultado de concurso promovido anualmente pela OAB nacional e Comissão Nacional de Direito Ambiental entre os alunos do ensino fundamental de todo país.

Com o tema O planeta que queremos, o calendário, que vai até o mês de junho de 2013, traz desenhos e poemas criados por diversas crianças e adolescentes, além de datas importantes relacionadas ao meio ambiente e com espaço em branco para eventuais anotações.

Ao final, em comemoração ao primeiro ano de criação do Dia Nacional da Educação Ambiental, há um manifesto das crianças, o qual foi encaminhado à várias autoridades as seguintes conclusões: 1) Nos ensinaram que a vida em todas as suas formas é garantida por força da Constituição Federal; 2) Que as normas garantidoras da dignidade da pessoa humana prevalecem sobre todas as demais normas, por exemplo: a necessidade de mais Escolas, de Educação Ambiental comunitária, de moradia digna, de Saúde e alimentação para todos; 3) Que a Constituição Federal reservou aos poderes constituídos o dever de prevenir e evitar danos ao meio ambiente e de decidir com brevidade todas as medidas requeridas para sua proteção; 4) A Constituição Federal mostra que cada um de nós, sem exceção, faz parte dessa proteção e mostra, ainda, que cada pessoa no mundo tem sua parcela na decisão da sustentabilidade planetária; e 5) Vamos todos, cumprir a Constituição Federal, desviando a Terra – “O Planeta Que Queremos” -, em tempo, de sua rota de catástrofes, pobreza e desigualdades sociais.

Clique aqui para baixar o Calendário do Meio Ambiente.

Lídice Lannes/Luis Tonucci
www.twitter.com/oabmt