A presidente da Comissão de Infância e Juventude (CIJ) da OAB/MT, Rosarinha Bastos, participou no final do mês de maio da I Conferência Lúdica Estadual, um marco na construção do protagonismo e participação de crianças e adolescentes mato-grossenses.
A conferência lúdica foi realizada por meios de oficinas com intuito de discutir ações que possam melhorar, por exemplo, a educação, a saúde, a segurança pública e até mesmo o diálogo social com crianças e adolescentes, ministradas por Rosarinha Bastos, pelo adolescente Lucyomar França, e pelo membro da Executiva Nacional da União da Juventude Socialista, Rarikan Heven.
A metodologia da conferência foi construída e pensada de forma dinâmica, possibilitando que os adolescentes possam ter maior participação e tudo isso contou com o apoio de membros da Comissão Organizadora Nacional de Adolescentes (G27). O resultado desse primeiro encontro será uma carta com os anseios dos adolescentes entregue ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e ao Poder Executivo.
Temática - Sob a temática do “Atualizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos da criança e adolescentes no Estado”, a conferência contou com a participação de representantes de vários municípios mato-grossenses, que também realizaram discussões locais acerca do assunto proposto pelo evento.
Entre os pilares da conferência estadual estavam a "Promoção do Direito, a Proteção e Defesa", o "Protagonismo e a Participação social", bem como o "Controle Social" e a "Gestão da Política Pública para Crianças e Adolescentes".
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt