|
O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/MT, Carlinhos Batista Teles, participou de uma reunião nesta segunda-feira (28 de maio), na sede da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) para tratar da acessibilidade nas obras da Arena Pantanal. Também participaram da reunião o deputado estadual Luiz Marinho, o representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coned), Mário Lúcio Guimarães.
|
O secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, e a equipe técnica da pasta detalharam as condições da Arena Pantanal para o advogado. Carlinhos Teles destacou a importância dos representantes das pessoas com deficiência acompanharem e conhecerem os projetos para que a legislação relativa à acessibilidade sejam cumpridas em sua íntegra.
O engenheiro civil João Paulo Curvo, responsável pelo acompanhamento da obra do novo Verdão, explicou que, além do estádio, as ruas e calçadas do entorno da Arena Pantanal respeitarão os critérios de acessibilidade e receberão sinalização adequada para pessoas com deficiência. Os acessos ao interior do estádio, sanitários, rampas de acesso ao campo, tribuna de imprensa, estacionamento, bares e restaurantes também serão inclusivos, facilitando a locomoção das pessoas com mobilidade reduzida.
Todos os 16 elevadores do estádio terão botões em braile e aviso sonoro. Haverá 62 lugares nas arquibancadas para cadeirantes, incluindo assentos para acompanhantes; além de 52 cadeiras para pessoas com mobilidade reduzida e outras 52 para obesos.
“A reunião foi muito importante e entendo que o projeto da Arena Pantanal atende às necessidades das pessoas com deficiência”, explicou o presidente do Coned, Mário Lúcio Guimarães. O deputado Luiz Marinho e o presidente da Comissão da OAB/MT, Carlinhos Teles, ressaltaram a importância de se manter um diálogo constante sobre os projetos relacionados à Copa do Mundo e se comprometeram em continuar a acompanhar a efetivação das obras. Assim, serão agendadas outras reuniões, em especial para debater o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ainda iniciará a fase de projetos.
Fonte: Assessoria/Secopa
Fotos: Edson Rodrigues
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt