A união de propósitos entre a OAB Seccional Mato Grosso e as 29 subseções instaladas no Estado foi amplamente elogiada durante o V Colégio de presidentes de Subseções, realizado em Alta Floresta nos dias 17 a 19 de maio. A interação com o Conselho Federal foi considerada um marco da atual gestão da OAB/MT já que estiveram presentes ao evento o presidente da OAB nacional Ophir Cavalcante Júnior, o vice-presidente Alberto de Paula Machado, e o diretor tesoureiro Miguel Ângelo Cançado, participando também da inauguração do prédio da sede da Subseção da OAB de Alta Floresta.
Ophir Cavalcante ressaltou que aceitou o convite para acompanhar o Colégio em Alta Floresta justamente por acompanhar o trabalho institucional que a Seccional vem realizando. “O Conselho Federal vê a seriedade da atual gestão da OAB/MT em todos os sentidos e sabemos da diligência que a Diretoria tem trabalhado”, sublinhou.
Para o presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, essa manifestação unânime dos presidentes de Subseções se deve especialmente à unidade conquistada com a colaboração dos colegas do interior do Estado e o espírito público de todos os advogados que assumiram funções nas subseções para trabalhar em prol da categoria e da sociedade de forma voluntária.
Reconhecimento
“A nossa luta é constante e os resultados efetivos são obtidos com a nossa união e com muito trabalho. A inauguração nesta gestão de quatro prédios de sedes de Subseções, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Primavera do Leste e Tangará da Serra é resultado de todo este esforço coletivo. Essa aproximação entre Conselho Federal, Conselho Estadual e Subseções, que todos percebem e ressaltam, foi construída com dedicação, parceria, compreensão. Os trabalhos da Caixa de Assistência, da ESA, do TED, do TDP e das comissões temáticas se destacam como fundamentais. Foram etapas vencidas e há muitas outras. Mas, deixo também meu reconhecimento e homenagem aos ex-presidentes da Seccional aqui presentes – Faiad e Ussiel – e aos ex-presidentes das Subseções pelo empenho e pelo trabalho realizados e que contribuíram para viabilizar as conquistas desta gestão”, destacou Stábile.
Aproveitando a ocasião, também foi proposta e aprovada por unanimidade uma homenagem póstuma ao conselheiro estadual da OAB/MT, Jurandir de Souza Freire, que faleceu em abril por problemas cardíacos. Ele foi presidente da Subseção de Mirassol D’Oeste por duas vezes consecutivas até o ano de 2009 e foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Seccional e atuava recentemente no Conselho Seccional.
Manifestações
O presidente da OAB de Rondonópolis, Adalberto Lopes de Souza, observou que há muitos anos participa de funções junto à Diretoria da Subseção e considera importante o envolvimento e interação entre a Seccional e as unidades no interior.
A presidente da OAB de Mirassol D’Oeste, Maria Aparecida Alves de Oliveira Leite ressaltou que todos os pleitos levantados junto aos advogados de problemas locais foram levados à Diretoria e tiveram encaminhamentos e ações para buscar soluções efetivas, entre elas, o lançamento das obras do novo Fórum da Comarca de Mirassol.
O presidente da OAB de Colíder, Wilson Roberto Maciel, também cumprimentou a diretoria da OAB/MT pela interiorização promovida em dois anos de gestão e pelo sucesso do evento que teve a participação dos integrantes da OAB nacional. Ele destacou a parceria feita pela ESA/MT com a Associação dos Advogados de São Paulo para cursos telepresenciais que estão sendo sucesso na Subseção.
Na opinião do presidente da OAB de Tangará da Serra, Josemar Carmerino dos Santos, a presença constante dos membros da Diretoria da OAB/MT nos municípios é destaque, em especial nas questões que demandaram atuação mais enérgica, seja na defesa das prerrogativas ou em outras situações. Acrescentou que o prédio da sede da Subseção de Tangará é uma realidade em decorrência do trabalho da diretoria da Seccional em conjunto com a diretoria da Subseção.
O presidente da OAB de Juína, Oswaldo Lopes de Souza, vem buscando junto aos órgãos públicos melhor estrutura para atendimento ao público e a Diretoria da OAB/MT tem sido constante nas cobranças seja por mais juízes, servidores, pela instalação de postos de atendimento da Delegacia da Receita Federal e outros. Disse ainda que pela primeira vez Juína conta com uma turma de pós-graduação em Direito como resultado desta união entre Seccional e Subseções.
Já o presidente da OAB de Primavera do Leste, Marcelo Theodoro, afirma que a OAB/MT não deve se cansar de cobrar dos órgãos públicos a melhoria dos serviços e a aplicação da lei. Ele mesmo já esteve com a Diretoria da OAB/MT em diversas reuniões com o presidente do Tribunal de Justiça em busca de soluções e reconhece a importância desse apoio institucional. Salientou ainda o grande apoio da diretoria da Seccional para a conclusão do prédio da sede da Subseção que preside.
Também se manifestaram no mesmo sentido os presidentes das Subseções que estavam presentes ao V Colégio, quais sejam, de Alta Floresta, Gabriel de Almeida Navarro; de Alto Araguaia, Carlos Alves de Abreu; de Pontes e Lacerda, Oscar Leonel de Menezes; de Juara, Christian Gasparotto; de Diamantino, Celito Bernardi; Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi; de Peixoto de Azevedo, Alexsandro Manhaguanha; Comodoro, Leopoldo Loadyr da Silva Junior; de Barra do Garças, Sandro Saggin; de Várzea Grande, Silvio Eugênio Fernandes; Sorriso, Paulo Sergio Gonçalves Pereira; Nova Xavantina, Celson Faleiro; de Sinop, Soraide Castro.
Lídice Lannes/Luis Tonucci
Assessoria de Imprensa OAB/MT
(65) 3613-0928
www.twitter.com/oabmt