“Eu tenho certeza que essa é a oportunidade de avançarmos nos estudos e na troca de informações, com grandes nomes, as maiores autoridades do Direito Tributário, que passarão por este palco. Os eventos jurídicos de Mato Grosso são referência nacional e isso nos enche de orgulho”, afirmou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante a abertura do II Congresso Mato-grossense de Direito Tributário - edição em homenagem a Roque Carrazza, que começou na manhã desta quarta-feira (23), em Cuiabá.
A diretora-geral da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, destacou que embora o assunto seja difícil o Congresso conta com grande interesse e participação. “É um privilégio contar com um evento tão qualificado e de tão alto nível em nosso estado”.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Erotides Kneip, enfatizou a importância do conhecimento e do estudo para quem trabalha com as questões jurídicas. “Nós precisamos de advogados que nos destrinchem, que apresentem peças inteligentes, esquematizadas, com conteúdo e argumentos embasados, e, para isso é preciso estudar. Eventos como esse oferecem essa oportunidade”.
Francisco Lopes, Procurador Geral do Estado, ressaltou que a segunda edição do Congresso é resultado do sucesso da primeira e reforçou a necessidade da capacitação. "Só estudando e nos capacitando podemos acompanhar as mudanças e avanços do direito tributário". Já o vice-reitor da UFMT, Silvano Galvão, citou que a necessidade do diálogo e da busca constante pela segurança jurídica, além de lembrar que Roque Carrazza, homenageado pelo Congresso é um grande pensador e uma referência em Direito Tributário no Brasil.
Representando a Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA/MT) o secretário geral Dejango Campos pontuou o compromisso e a preocupação constante da ESA/MT com a qualidade dos conteúdos oferecidos nos eventos organizados pela Escola. “Trabalhamos para garantir a excelência, com a determinação de levar qualificação para a advocacia mato-grossense”.
“Quero reconhecer e agradecer o trabalho da Comissão de Direito Tributário da OAB Mato Grosso, a Escola Superior da Advocacia e os demais organizadores desse evento, por todo o empenho e trabalho. O resultado é esse que está aqui, um auditório cheio de advogados e advogadas de todo o estado, servidores e servidoras de todo o estado, procuradores e magistrados, isso demonstra realmente a seriedade e a confiança depositada nesse Congresso”, finalizou Gisela Cardoso.
Entre as diversas autoridades que prestigiaram a abertura do Congresso, estavam presentes além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, a secretária-geral adjunta da Seccional, Adriana Tanssini, e o diretor-tesoureiro, Helmut Daltro; a presidente e o vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB-MT, Daniele Yukie Fukui Rebouças e Christiano Alexandre Gonçalves de Souza; diretores e membros de diversas Comissões temáticas, conselheiros estaduais da Seccional, advogados e advogadas da capital e do interior; magistrados; servidores públicos; além dos congressistas entre outros.
O Congresso segue com extensa programação até o fim da tarde de quinta-feira (24), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). reunindo palestrantes e debatedores especialistas em temas relacionados às questões tributárias. O evento é realizado em parceria pela OAB-MT, por meio da ESA/MT e da Comissão de Direito Tributário, a Esmagis-MT, a Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso (Sefaz/MT), a UFMT e a Faculdade de Direito da UFMT.
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso