Outubro de 2024 | Ver mais

XIX Semana Nacional da Conciliação acontece em novembro

15/10/2024 13:47 | OAB-MT INFORMA
Foto da Notícia: XIX Semana Nacional da Conciliação acontece em novembro
imgA Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) informa que, com o objetivo de estimular o uso dos meios consensuais de solução de litígios, será realizada de 4 a 8 de novembro, a XIX Semana Nacional da Conciliação acontecerá. A iniciativa acontece em todo território nacional.

Neste ano, a campanha foi concebida com conceito “É tempo de Conciliar” e a organização está sob a responsabilidade da presidente da Comissão Permanente de Solução Adequada de Conflitos do Conselho Nacional de Justiça (CSAC/CNJ), Mônica Autran Machado Nobre.

A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo CNJ desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais, os quais selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

Existem dois tipos de conciliação: a processual, quando o caso já está em andamento na Justiça; e a pré-processual, que ocorre antes de o processo ser instaurado. Nessa última, o interessado busca uma solução com o auxílio de conciliadores ou mediadores. O Cadastro Nacional de Mediadores e Conciliadores Judiciais https://conciliajud.cnj.jus.br/ccmj conta, atualmente, com 10.863 profissionais para auxiliar na resolução pacífica de um conflito, seja ele judicial ou ainda na fase pré-processual.

Os resultados da Semana Nacional de Conciliação serão avaliados pelo CNJ e os tribunais que alcançarem os mais altos índices de produtividade em seus segmentos receberão menção honrosa na 15.ª edição do Prêmio Conciliar é Legal.

Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865