A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, na manhã desta quinta-feira (01) do Seminário “Perspectiva de gênero e banco de dados: ferramentas para equidade, prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres”, realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá.
“O grande desafio da campanha Agosto Lilás, o grande desafio de todos nós, é contribuir para a redução dos altos índices de feminicídio no nosso país e garantir às mulheres que, aquelas que quebrarem o silêncio, não ficarão sozinhas, não ficarão desamparadas”, destacou Gisela Cardoso durante a sua fala.
Citando números dos registros de feminicídios em Mato Grosso, a presidente da OAB-MT reforçou a necessidade da união de todos para que seja possível enfrentar e mudar a realidade atual, inclusive no acolhimento dos filhos das mulheres vítimas de violência.
“Mato Grosso tem um dos maiores índices de violência contra a mulher. Nós, sociedade, instituições, órgãos públicos, precisamos buscar uma forma de dar segurança às mulheres que se sentem ameaçadas. Não depende apenas de nós mulheres ou de atitudes individuais, por mais que nos esforcemos, exige a união de todas as forças da sociedade”.
De acordo com o MPMT, o objetivo do evento é alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra as mulheres.
O seminário alusivo ao Agosto Lilás, mês de proteção à mulher, foi promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) - Escola Institucional do MPMT, em parceria com o Centro de Apoio Operacional (CAO) sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino e com o Laboratório de Inovação do MPMT (E-LabMP).
--
Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610.7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso