11/07/2024 18:24 | XXI ENJA - MT
Foto da Notícia: Palestra Magna foi ministrada pela criminalista Patrícia Vanzolini presidente da OAB-SP

img"Você pode chegar onde você quiser, você é capaz de realizar tudo que tiver determinação para fazer", afirmou a advogada criminalista Patrícia Vanzolini, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional São Paulo (OAB-SP), durante a palestra magna do XXI Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), na manhã desta quinta-feira (11), no Centro de Eventos Pantanal.

Convidada para a palestra inaugural do evento, Patrícia Vanzolini foi além do tema previsto "As 7 Leis da Advocacia Criminal" e falou também de forma específica sobre a jovem advocacia, as cláusulas de barreira e os desafios que uma mulher enfrenta ao assumir um papel de liderança.

img"Os desafios que a gente enfrenta são maiores, as críticas são mais duras, a régua é mais alta, os ataques são mais virulentos, portanto, para uma mulher - não apenas chegar - mas, existir e se manter, é mais difícil e especialmente meritório", pontuou.

Aos jovens advogados, Vanzolini destacou a importância da participação de todos em todas as instâncias. Lembrando que já enfrentaram o Exame da Ordem e, portanto, podem representar seus clientes desde nas Pequenas Causas até na Suprema Corte, assim, também podem e, devem participar das gestões e das decisões.

Ao discorrer sobre a advocacia criminal, a palestrante falou sobre desafios e estratégias, fez relatos de experiências pessoais. Destacou que todas as decisões são tomadas por pessoas, não são em cima apenas do que dizem as Leis. "São seres humanos, têm suas características, preferências, crenças, enfim, têm emoções. Sem conhecermos essas pessoas não poderemos oferecer uma defesa efetivamente completa e eficiente. Temos que conhecer, além do nosso cliente, todos os agentes do sistema de administração da Justiça", enfatizou Patrícia Vanzolini.

Judite Rosa

Assessoria de Imprensa - OAB-MT