11/07/2024 14:30 | XXI ENJA
Foto da Notícia: Acreditar nos sonhos e se qualificar para alcançá-los foi a mensagem que marcou a abertura do Encontro Nacional da Jovem Advocacia
imgA presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (11) o XXI Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA 2024), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, incentivando aqueles que estão ingressando na profissão a acreditar em seus sonhos e a se fortalecer para alcançá-los. Ela falou para jovens advogados e advogadas de todo país e destacou o grande número de mulheres que estão chegando na advocacia, com muita garra para garantir seu espaço e a equidade de gêneros.

"Eu sou um retrato do improvável. A jovem Gisela Cardoso saiu da cidade de Colíder, aos seus 21 anos, com as 5 parcelas do seguro desemprego, de carona, sem a família conseguir bancar. Vim para Cuiabá buscar um sonho, junto com meu namorado, hoje me marido, realizei meu sonho de ser advogada e a partir daí eu quis muito fazer parte desta instituição, a Ordem dos Advogados, e comecei participando das comissões. Hoje tenho a honra de ser presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso. Então é acreditar e buscar tudo aquilo que se almeja", relatou.

imgDando as boas-vindas a todos os participantes, Alexandre de Arruda, presidente da Comissão da Jovem Advocacia (COJAD) da OAB-MT, se emocionou a relembrar sua trajetória dentro da OAB-MT e falou de iniciativas desta gestão voltadas para dar todo o suporte aos recém chegados à advocacia, tais como o primeiro Token, os escritórios compartilhados, ações solidárias e demais iniciativas. E destacou que tudo isso foram realizações de sonhos. "Mas estava faltando realizar mais um deles, que era trazer o ENJA para Mato Grosso e agora estamos aqui. Que seja um marco na advocacia brasileira, que possamos nos reinventar a cada dia".

imgRepresentando o Conselho Federal da OAB (CFOAB), o diretor-tesoureiro do CFOAB Leonardo Campos, citou que a jovem advocacia é a espinha dorsal da profissão.

A palestra magna foi ministrada pela criminalista de São Paulo, Patrícia Vanzolini. Com sua vasta experiência, deu os caminhos para uma atuação profícua na profissão.

Participaram da mesa de honra a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, sua diretoria, o presidente da Cojad, Alexandre de Arruda, os presidentes de Seccionais, Rafael Lara (GO), Patrícia Vanzolini (SP), Sérgio Leonardo (MG) e Ednaldo Gomes Vidal (RR), o diretor tesoureiro do CFOAB, Leonardo Campos, demais representantes da COJAD no país, e autoridades regionais e nacionais.

Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT