"Protagonistas de seu Tempo”. Este é o tema da campanha Março Mulher 2024 da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) que inicia hoje (1/3).
Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT, a segunda mulher a conduzir a instituição em 90 anos de história, considera o tema extremamente oportuno, pois traduz uma realidade em parte já conquistada, com tantas lideranças femininas em espaços de destaque. No entanto, oportuniza também a reflexão sobre o longo caminho à frente, a urgência do enfrentamento aos crimes de gênero, a garantia de mulheres na política, a verdadeira igualdade de gêneros.
“Estamos tão perto e tão longe. Podemos celebrar tantas conquistas femininas, nos últimos 100 anos. Desde o direito ao sufrágio, em fevereiro de 1932, o acesso às faculdades, a Lei do Divórcio, a Lei Maria da Penha, são algumas delas. Porém, o feminicídio, o estupro, o assédio sexual e moral, ainda estão aí. Os salários desiguais e a cultura do masculino sobre o feminino também. Então, nada mais oportuno do que pensarmos nas mulheres como protagonistas de seu tempo e também para estarmos fortes na busca por direitos plenos”.
Um dos avanços que Gisela destaca é a paridade de gênero respeitada nas últimas eleições da Ordem dos Advogados e na escolha da lista sêxtupla do Quinto Constitucional da OAB-MT neste ano. Uma mudança de paradigma dentro da instituição, inspirando a sociedade para uma mudança mais ampla.
Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Lívia Quintieri, lembra que neste Março Mulher a OAB-MT celebra as mulheres advogadas e o protagonismo feminino que tem sido conquistado. "Ainda há muito a conquistar. Precisamos preservar nossa luta, mas temos sim o que comemorar, em especial a paridade no âmbito da OAB". Ela convida para toda a programação do Março Mulher, realizações da Seccional e da Subseções.
--
Keka Werneck
Assessoria de Imprensa OAB-MT
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso