“Defendam e tenham muito amor por essa profissão, lembrem-se da responsabilidade que temos, do valor importantíssimo que a advocacia tem para a pacificação social”, enfatizou Gisela Cardoso, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante a entrega de certidões para novos advogados e advogadas, terça-feira (05), no auditório da Seccional.
Gisela falou sobre a trajetória de luta da primeira advogada brasileira, Myrthes Campos, que se formou em 1898, mas somente em 1906, conseguiu registro para advogar; citou a própria história, uma jovem que veio do interior de Mato Grosso para a Capital a fim de estudar Direito e que hoje ocupa a presidência da OAB-MT. “Não desistam dos seus sonhos. A advocacia era considerada uma profissão ‘para homens’ e hoje, nós advogadas, somos maioria nos quadros da OAB em todo o Brasil, inclusive em Mato Grosso”, disse.
Representando o Poder Judiciário na solenidade, o desembargador Paulo da Cunha pontuou que a OAB é uma das instituições mais respeitada do Brasil e ressaltou o significado da advocacia. “A missão dos senhores é nobre e importante, sem a qual não há justiça, os advogados têm a missão de patrocinar, promover e fazer justiça".
O conselheiro federal da OAB-MT, Stalin Paniago, paraninfo da turma, reforçou que a advocacia é uma profissão baseada na Legalidade, na liberdade e na independência.
"Sejam todos bem-vindos à casa de vocês, nos ajudem a construir uma Ordem cada vez mais forte", conclamou Itallo Leite, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT).
Foram entregues certidões para 29 estagiários e estagiárias e para 87 advogados e advogadas. O juramentista foi o advogado Willian Vinicius Cavalcante Fernandes e o orador da turma o advogado Crystofher Ornellas Barbosa.
Prestigiaram a solenidade, além da presidente da OAB-MT Gisela Cardoso, o secretário-geral Fernando Figueiredo, a secretária-geral adjunta Adriana Tanssini, e o diretor-tesoureiro Helmut Daltro. O desembargador Paulo da Cunha e o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral, pela cadeira da advocacia, Eustáquio de Noronha Neto. O presidente da CAA/MT, Itallo Leite; a vice-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA/MT), Thaís Brazil; a vice-presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Regina Dessunte; o conselheiro federal Stalin Paniago; presidentes e membros de diversas comissões temáticas; conselheiros estaduais e outras autoridades.
--
Judite Rosa
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso