Como voz da sociedade e em defesa dos direitos da mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) protocolou na terça-feira (30) no Ministério Público Estadual (MPE) uma Notícia de Fato, informando sobre a conduta do deputado estadual Gilberto Cattani (PL) nos últimos dias. O parlamentar, reiteradas vezes, comparou mulheres gestantes a vacas de sua propriedade rural. No âmbito Legislativo, a OAB-MT também protocolou hoje (31) um pedido de apuração de quebra de decoro parlamentar, com uma comissão de mulheres, que levou a questão à presidente em exercício da ALMT, deputada Janaina Riva (MDB).
“Diante do insulto dirigido a mulheres, a Ordem dos Advogados de Mato Grosso não poderia se calar uma vez que é defensora contumaz de direitos e do respeito nas relações sociais e o parlamentar tem regras éticas a seguir, para ocupar cargo de tamanha relevância. Neste momento histórico, em que nós, mulheres, ocupamos espaços de poder, qualquer tentativa de nos animalizar, nos ofender, é uma afronta à nossa trajetória de conquistas”, expressa a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, Glaucia Amaral, afirma que o deputado, “ao traçar tal paralelo, equivale o cio de animais de sua fazenda com o período fértil de uma mulher”.
Segundo Glaucia, o deputado levou a discussão sobre o aborto - este preocupante problema social - “a um nível bastante impreciso, com argumentação frágeis, trazendo menos valor para a dignidade das mulheres gestantes e atingindo-as na sua dignidade de pessoa humana”.
--
Keka Werneck e Judite Rosa
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso