Golpes recorrentes que atingem a advocacia e prejudicam os seus clientes estão chegando ao conhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Parte deles é aplicado virtualmente. Golpistas ardilosos agem de diversas formas, clonam cartões de visita, invadem sistemas, acessam informações jurídicas para o uso criminoso, se passam por advogados e advogadas.
O alerta se faz, novamente, necessário diante de crescentes denúncias de cidadãos que têm processos tramitando na Justiça e são abordados por falsários, se passando por seus causídicos, alegando que têm que fazer pagamento bancário para liberação de valores supostamente determinados em sentenças favoráveis a eles.
Para coibir essas práticas, a OAB-MT vem intensificando uma campanha preventiva e tem emitido notas de alerta. Uma cartilha de orientação contra golpes foi elaborada pela Comissão de Direito Bancário da OAB-MT e será divulgada a toda advocacia e sociedade.
“A OAB-MT orienta a advocacia mato-grossense a não aceitar o ardil em silêncio e registrar boletim de ocorrência policial. E informe também a Ordem dos Advogados, que já acompanha em alerta a escalada de casos”, diz a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
Outras orientações importantes são:
- O advogado deve atualizar seu cadastro na seccional, para o caso do cliente precisar entrar em contato para confirmar informações sobre ele.
- O advogado deve avisar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de golpe, explicando que antes de repassar qualquer quantia deve se certificar que está falando com seu causídico.
Telefones de contato com a OAB-MT
(65) 3613-0900
(65) 9610-7865
--
Keka Werneck
Celular/WhatsApp: 65-99610-7865
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso