O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso procurou o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Leonardo Campos, para propor a construção de um projeto-piloto no estado a ser acompanhado pelo CFOAB para eventual implementação em outras seccionais e estados.
"Na oportunidade, apresentamos o projeto que visa a participação direta do advogado perante os Conselhos Municipais da Pessoa Idosa nos 141 municípios do Mato Grosso. É o Estado e a sociedade civil se organizando pela implantação da rede de proteção à pessoa idosa", contou Isandir Oliveira Rezende, presidente do Conselho e ex-presidente da Comissão de mesmo tema na seccional da OAB do Mato Grosso.
Leonardo Campos recebeu a proposta e pediu esclarecimentos para entender o escopo do trabalho sugerido bem como a política pública para o segmento da população. "São duas faces da mesma moeda: crianças e idosos. Ambos precisam de proteção e vamos trabalhar em sintonia com a OAB-MT no sentido de viabilizar a participação da advocacia nos conselhos municipais", disse.
A secretária Rosamaria Ferreira de Carvalho, da secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), também enalteceu a atenção recebida pela Ordem. “Para se criar uma rede de proteção para a pessoa idosa, é imprescindível a participação da OAB, portanto foi muito importante a reunião nos abrindo portas e fortalecendo uma política tão fundamental."
Durante a viagem a Brasília, a comitiva mato-grossense foi conhecer a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (RENADI) que está em pleno funcionamento no Distrito Federal, a visita serviu para balizar as propostas que estarão no projeto de Mato Grosso para a formação da rede.
--
Com informações da OAB Nacional
imprensaoabmt@gmail.com
Instagram @oabmatogrosso