Através da Portaria 009/2022, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) modernizou o sistema de entrega de certidões. A partir de agora, a emissão e assinatura da certidão é feita digitalmente, aplicando a validade jurídica no mesmo dia.
A medida traz economia à tesouraria da OAB-MT, com a redução do fluxo de papel, a extinção do uso de selos de autenticidade, substituídos agora pela assinatura digital e a redução no envio dos documentos para as subseções no interior do Estado.
Além disso, impõe celeridade na entrega das certidões, principalmente aos jovens advogados e aos profissionais do interior do Estado. Antes, era necessário o envio pela forma física, o que causava uma natural demora no recebimento da certidão.
Trata-se de uma sugestão formulada pela Ouvidoria, que foi prontamente acatada pela diretoria.
“A modernização nos procedimentos internos da OAB-MT é um dos objetivos desta gestão e essa portaria que autoriza a emissão e dá validade à assinatura digital em certidões é mais um avanço nesse sentido”, diz o Secretário Geral, Fernando Figueiredo.
“A Ouvidoria está atenta e pronta para atuar, perante as dificuldades dos advogados”, ressalta o Ouvidor Geral da OAB-MT, Fábio Mello.
--
Keka Werneck
imprensaoabmt@gmail.com