Junho de 2024 | Ver mais
# # # # # # 1

OAB-MT implanta programa de compliance e governança

08/07/2022 14:00 | GESTÃO DE EXCELÊNCIA
Foto da Notícia: OAB-MT implanta programa de compliance e governança
imgEm uma iniciativa transformadora no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil no país, a Seccional de Mato Grosso (OAB-MT) está iniciando a implantação de um programa de compliance e governança, com o objetivo de buscar excelência na gestão e prestação de serviços.

“Ética, transparência, confiança e credibilidade são pilares desta gestão e o programa vem para fortalecê-los, assim como os laços da Ordem com seus colaboradores, a sociedade, fornecedores, prestadores de serviços, parceiros, o Poder Público e, especialmente, os advogados e estagiários inscritos. Será um divisor de águas”, assegura a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso. “Um alinhamento de posturas, para entregar o melhor de nós à advocacia e à sociedade que tem na Ordem dos Advogados um esteio. A OAB-MT é, sem dúvida nenhuma, uma das instituições mais respeitadas e isso, com certeza, se deve a um pouco de todos nós que a construímos, por isso buscamos melhorias sempre”.

Compliance nada mais é do que a uniformização de procedimentos de rotina, com vistas em melhoria de resultados, como explica o diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, idealizador desta iniciativa.

“Vem para revigorar os nossos valores institucionais, nos encorajando a avançar em um alto nível de gestão, revendo procedimentos e rotinas administrativas, a exemplo do que já fazem empresas administradas com rigor e responsabilidade. Daremos um salto de qualidade na prestação de serviços e no acolhimento de nosso público interno e externo”, acredita Helmut Daltro. “É trabalhar, com a predisposição de ir além do fazer mais do mesmo, em prol da advocacia e da sociedade”.

Segundo Helmut, o programa começa a ser aplicado na Seccional e avançará às 29 Subseções da OAB-MT, respeitando as especificidades de cada uma delas.

Com esta proposta, a OAB-MT pretende edificar um ambiente íntegro e com rigoroso padrão de controle e gerenciamento de riscos.

imgA diretoria Comissão de Estudos Permanentes sobre o Compliance da OAB-MT dará suporte no processo de implantação do programa, que coloca a Seccional de Mato Grosso entre as primeiras a adotar um programa de conformidade. “Estar em conformidade é que é o correto. Se uma lei, uma norma, foi criada, tem um objetivo, que precisa ser seguido”, explica a presidente Comissão de Estudos Permanentes sobre o Compliance da OAB-MT, Juliana Zafino.

Segundo ela, o intuito não é o de engessar ou burocratizar, mas criar normas de conduta e aplicá-las, para maximizar resultados. “Construir boas práticas coletivamente, tomar conhecimento de todas as normativas relativas à nossa atividade, dar transparência àquilo que temos que prestar contas, planejar ações e divulgá-las, são alguns dos passos que vamos reaprender a dar, com este programa inovador”.

O programa foi lançado na manhã de quinta-feira (30), com a participação de todos os colaboradores da Seccional. Compuseram a mesa da cerimônia, Gisela Cardoso, Helmut Daltro, Juliana Zafino, a secretária-geral da Comissão de Estudos Permanentes Sobre o Compliance, Raquel Aparecida Pereira, a gestora da OAB-MT, Tatiana Hiroshi, e a controladora Taciana Andrade.

A Portaria de Nº 07, de 19 de maio de 2022, criou o Grupo de Trabalho que vai coordenar a nova política de gestão e nomeia seus integrantes. Os coordenadores do GT são o Diretor Tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, e a Secretária-Geral Adjunta Adriana Paula Tanssini Rodrigues Silva.