Um momento histórico. Assim foi o lançamento da sede da 21ª Subseção da Ordem dos Advogados Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) de Lucas do Rio Verde no Metaverso na manhã desta segunda-feira (20). Pioneira no país, a Subseção é a primeira no Estado, que, além de sua realidade física, encontra-se também no espaço virtual, onde é possível entrar, transitar, compartilhar, interagir.
Participaram do lançamento 30 avatares, com transmissão ao vivo.
Na solenidade simbólica, a Comissão de Inovação e Tecnologia da Subseção apresentou a ferramenta. O projeto foi elaborado com a supervisão do advogado e professor, Bernardo de Azevedo e Souza, e desenvolvido pelo View 3D Studio.
A presidente da Subseção, Danusa Oneda, ressaltou que, apesar da iniciativa representar um grande salto tecnológico, o foco ainda “são as pessoas”.
“Pessoas que, literalmente, abraçam projetos comuns e se dispõem a fazer acontecer, a somar, a gerar oportunidades. Sem pessoas, nada é possível. Parece, a princípio, um contrassenso, já que estamos aqui, em forma de avatares, no metaverso, mas, acreditem – não é! Nossa base e nosso objetivo são pessoas”, disse a presidente no lançamento.
Segundo ela, a ferramenta será usada, a princípio, para reuniões e eventos, conectando pessoas e possibilidades. No entanto, é revolucionária e outras finalidades irão surgir.
“Tanto entre os advogados, já que muitos ainda nem conhecem nossa sede física e poderão fazer uma visita virtual. Quanto com os acadêmicos - que podem entrar sem sair dos bancos escolares”.
Danusa lembrou que o metaverso não muda só o estilo de vida do ser humano, mas seu modo de se relacionar, trabalhar e conquistar seu espaço.
Ela cita que as relações jurídicas são complexas, mas a tecnologia não se desassociará do Direito, sendo importante os profissionais da área estarem conectados e atentos.
O vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Júnior, participou, através de seu avatar, da solenidade. Entusiasta das tecnologias, ressaltou que a pandemia acelerou inovações em todas as profissões. “A advocacia não poderia ficar de fora. E a OAB-MT sai na frente, com a inserção da Subseção de Lucas no Metaverso. Demos os primeiros passos, outros virão”.
--