Advogadas conduzem solenidade na OAB-MT em homenagem ao Dia da Mulher

11/03/2022 14:15 | MOMENTO HISTÓRICO
Foto da Notícia: Advogadas conduzem solenidade na OAB-MT em homenagem ao Dia da Mulher
imgO auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) nunca esteve tão repleto de mulheres como nesta terça-feira (8). O dispositivo de honra para a “Solenidade Ampliada em Homenagem ao Dia da Mulher” foi composto em sua grande maioria por advogadas, um momento histórico e emocionante, de quebra de paradigma. O evento contou com palestra, entrega de certidões, exposição de livros e confraternização.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, conduziu o evento, junto à presidente da Comissão da Mulher Advogada, Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT) Clarissa Lopes, a vice-presidente da Comissão da Jovem Advocacia (Cojad) Barbara Natali Botelho Rodrigues dos Santos, e demais lideranças femininas da OAB-MT.

imgGisela falou com otimismo sobre avanços recentes em prol da igualdade de gênero. “Quero ressaltar este momento único que vivemos na Ordem, estamos sim caminhando para outro tempo e não podemos deixar de comemorar, apesar das dificuldades que ainda enfrentamos. No Brasil, cinco advogadas presidem as Seccionais, fato histórico. Aqui em Mato Grosso, além da Seccional, nove Subseções são presididas por mulheres. No Conselho Federal, temos três conselheiras. Na gestão passado, era apenas uma. Com a paridade nas eleições, chegamos a 50% de homens e 50% de mulheres em todos os órgãos do Sistema OAB. No Conselho Federal, na Seccional, nas diretorias. Então não podemos negar esta evolução”, ressaltou Gisela.

Com a intenção de dimensionar a grande desigualdade de gênero que ainda persiste, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Glaucia Amaral, propôs um exercício interessante a todos os presentes. “E se a gente invertesse e, ao invés de comemorar a segunda mulher presidente da OAB-MT, estivéssemos falando do segundo homem a ocupar esse cargo? Não podemos naturalizar esta disparidade”. Ela lembrou “o sangue e a dor” de mulheres que vieram antes, lutando por espaço.

imgA vice-presidente da CAAMT, Clarissa Lopes, destacou que o 8 de Março é um dia para se comemorar, receber os parabéns, mas também refletir. “Entrei no sistema OAB grávida de 7 meses. Naquela época, era impossível pensar em uma OAB paritária e era um sonho ter uma presidente mulher. Ainda tenho um sonho, de que não houvesse nem mais a necessidade de uma comissão especial, em um tempo em que os direitos serão vividos e respeitados diariamente”.

Para ocorrer essa transformação, a palestrante Fernanda Marinela citou que é preciso haver uma mudança social, inclusive do homem, que, por exemplo, muitas vezes não se envolve nas tarefas de casa. O resultado disso é uma mulher sobrecarregada, que enfrenta muitos obstáculos para ascender socialmente e ocupar cargos de poder. Marinela é ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Nacional e escritora.

imgParticiparam da mesa de honra da solenidade a diretora adjunta da Escola Superior de Advocacia da OAB-MT, Thais Chaves Brazil Barbosa, a conselheira federal Ana Carolina Naves Dias Barchet, as conselheiras estaduais Kamila Michiko Teischmann, Isabel Cristina Guarim da Silva Arruda, Fernanda Brandão Cançado, Narana Souza Alves e Roseni Aparecida Farinácio, a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada Jaqueline dos Santos Steffen e a secretária geral-adjunta da CAAMT Jamille Clara Alves Adamczyk. A mesa foi composta ainda pelos advogados Helmut Daltro (diretor-tesoureiro da OAB-MT) e Antonio Luiz Ferreira da Silva (vice-presidente do Tribunal de Ética e Disciplina – TED). Registrada a presença na cerimônia do presidente da CAAMT, das conselheiras estaduais Tatiane de Barros Ramalho, Hígara Huiane Carinhena Vandoni de Moura, Daniele Cavallari, do Conselheiro Thales dos Anjos, da diretora da CAAMT Martha Fernanda Caovilla da Costa, além de diversos diretores e membros das comissões temáticas da OAB-MT.

Os livros expostos no evento são de autoria das advogadas Clarissa Botega, Danielle Fukui, Mariana Gomes, Fernanda Brandão, Lorena Gargaglione, Rafaela Haddad  e Patrícia Andrade.

Keka Werneck

Instagram @oabmatogrosso