10/02/2022 21:15 | HISTÓRIA
Foto da Notícia: Ex-presidente da OAB-MT visita diretoria e requer arquivos para enriquecer acervo pessoal
imgA diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), o ex-presidente da instituição, José Simioni. Ele conduziu a OAB-MT de 1987 a 89 e, na reunião, solicitou os arquivos deste período, para compor um acervo pessoal, o qual está organizando.

No acervo, constará também documentos de sua atuação como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 23ª Região e junto à Maçonaria, da qual foi grão-mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso de 2010 a 2013, bem como presidente da Confederação Maçônica do Brasil, em 2011.

Feliz em retornar à casa, Simioni lembrou que sua gestão na OAB-MT foi marcada pelo debate que precedeu a Constituição de 1988.

img“Formamos uma comissão, com a participação da OAB-MT, UFMT e conselhos profissionais, para discutir propostas que queríamos encaminhar ao Congresso Nacional, onde o assunto estava em discussão. Uma das conquistas que obtivemos foi justamente a criação de Tribunais do Trabalho em cada Estado. Mais tarde, pelo quinto constitucional, acabei me tornando desembargador do TRT de Mato Grosso”, relata Simioni, que está aposentado do Tribunal há 15 anos.

Ele também relembrou que em sua gestão, ainda na sede antiga, foi forte a atuação da OAB-MT em casos de interesse público, tais como crimes sem resolução.

Para ele, a OAB sempre esteve e está entre as mais fortes instituições sociais. Portanto, presidi-la é uma experiência desafiadora e engrandecedora.

À nova diretoria da OAB-MT, desejou êxito.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, agradeceu a visita. “É sempre importante receber personalidades históricas que ajudaram a construir a nossa OAB-MT. Meus respeitos a esses ícones da advocacia”.

A OAB-MT fará a busca dos documentos solicitados.

Também participaram da reunião o vice-presidente da OAB-MT, José Carlos Guimarães Júnior, o diretor-tesoureiro Helmut Daltro, o secretário-geral Fernando Figueiredo e a secretária-geral adjunta, Adriana Tanssini. A OAB-MT registrou ainda a presença do conselheiro estadual Pedro Verão, coordenador das Câmaras Julgadoras.

Keka Werneck