Representantes do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) se reuniram com o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, nesta terça-feira (8), em Brasília-DF, para pedir a reabertura dos fóruns do Poder Judiciário. Além do presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, também participou do encontro a coordenação do Colégio de Presidentes de Seccionais, composta pelo presidente da OAB do Ceará, Erinaldo Dantas, e pela presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
Durante a reunião, realizada em formato híbrido, os representantes da advocacia relataram as dificuldades enfrentadas diariamente para o atendimento em diversos tribunais e fóruns do país e destacaram o impacto negativo da situação para a efetiva prestação jurisdicional e para a garantia ao cidadão do acesso à Justiça. O ministro Luiz Fux recebeu as demandas da Ordem e afirmou que o CNJ vai atuar para garantir o bom funcionamento do Judiciário em todo o país.
“Estou completamente sensível à pauta. Acho inaceitável não abrir um fórum e não atender um advogado. Temos aqui a ideologia de não fazermos nada que possa atingir a classe da Advocacia, porque sabemos que tão essencial quanto os magistrados e o Ministério Público é a Advocacia. Estamos ao lado da Advocacia”, reforçou o presidente do CNJ.
Os representantes da Ordem apresentaram ainda uma carta, feita pelo Colégio de Presidentes da Seccionais, em que é destacada a demanda pela reabertura dos fóruns em todo o país, garantindo uma prestação jurisdicional de forma plena, eficaz e eficiente.
Confira aqui a íntegra da Carta
Participaram também as presidentes da OAB São Paulo, Patrícia Vanzolini; da OAB Bahia, Daniela Borges; e os presidentes da OAB Tocantis, Gedeon Pitaluga; da OAB Minas Gerais, Sérgio Leonardo; e da OAB Rondônia, Márcio Nogueira.
--
*Com informações da OAB Nacional