A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participou de duas eleições em Brasília, nesta segunda-feira (13).
Pela manhã para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Federal da OAB elegeu os advogados Marcelo Terto, de Goiás, e Marcos Vinícius Jardim, do Acre. A bancada de Mato Grosso votou nos dois nomes vitoriosos. Jardim obteve 26 votos e Terto, 25.
Na segunda eleição, no período da tarde, para o TRF1, no voto um a um, todos os candidatos que receberam votos da bancada mato-grossense entraram na lista sêxtupla, para ocupar vaga de desembargador no Tribunal pelo Quinto Constitucional.
São eles Flávio Jaime de Moraes Jardim (DF) 25 votos; Jackson Di Domenico (DF) 23 votos; José Roberto Machado Farias (AL) 23 votos; Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa (MA) 24 votos; Maurício Alexandre Pena Neves (DF) 22 votos; e Rebeca Moreno da Silva (RO) 22 votos.
A vice-presidente da OAB-MT e presidente eleita, Gisela Cardoso, participou dos dois momentos democráticos em Brasília, junto ao presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, e à bancada de conselheiros federais.
Os dois advogados eleitos para o CNJ serão sabatinados pelo Senado Federal e, logo depois, nomeados pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. Uma vez nomeados, farão parte do Pleno do CNJ.
Já a lista sêxtupla será apreciada pelo TFR1, que escolherá três nomes. Desses, o presidente Jair Bolsonaro decidirá por um, que será o novo desembargador pelo Quinto Constitucional.
--