Foto: NELSON JUNIOR | Crédito: ASICS/TSE
Advogados e advogadas de Mato Grosso irão votar através de urnas eletrônicas nas eleições para escolha da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) - triênio de 2022 a 2024. A votação será obrigatória, dia 26 de novembro, das 9h às 17h. Haverá urnas eletrônicas disponíveis na Seccional, em Cuiabá, e em todas as cidades sedes de Subseções.
Já em junho deste ano a OAB-MT solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT) urnas eletrônicas, cabines de votações e urnas manuais. O empréstimo já está autorizado. O número exato de equipamentos a serem utilizados, o dia 26, ainda vai depender do volume de aptos a votar, que será definido até o final do prazo regulamentar do processo eleitoral.
O presidente da Comissão Eleitoral da OAB-MT, Joaquim Felipe Spadoni, afirma que esta é a forma mais eficiente de garantir uma eleição segura.
Presidente do TRE-MT, Carlos Alberto Alves da Rocha, defende o sistema eletrônico de votação brasileiro. “Funciona há 25 anos e hoje vemos sua segurança, credibilidade e efetividade”.
As urnas eletrônicas estão previstas no artigo 132 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei nº 8.906/94). “A votação será realizada através de urna eletrônica, salvo comprovada impossibilidade, devendo ser feita no número atribuído a cada chapa, por ordem de inscrição”. Estão previstas também no edital de convocação das eleições na OAB-MT.
Acessando a tela, o eleitor irá escolher, além da diretoria da Seccional, a diretoria das Subseções, da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAAMT), Conselheiros Federais e Estaduais, com suplentes.
Na Capital, o voto será na sede da Seccional e no interior nas sedes das Subseções ou, se não existirem, nas salas da OAB localizadas no Fórum.
O eleitor só poderá votar no local em que for inscrito, sendo vedado o voto em trânsito.
Estarão aptos a votar os advogados inscritos na OAB-MT, em dia com o pagamento de mensalidades e registro de domicílio atualizado.
--