A Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) criou, através do Provimento 24/2021, a Central de Informações de Escrituras de Separações, Divórcios e Inventário do Estado de Mato Grosso, o CIESDIMAT, dentro da Central Eletrônica de Integração e Informação dos Serviços Notoriais e Registrais do Estado de Mato Grosso (CEI-MT), com a finalidade de unificar e permitir a consulta online de documentos.
O provimento altera a Seção IV do Código de Normas Gerais da Corregedoria do Foro Extrajudicial de Mato Grosso.
O serviço criado disponibiliza, via internet, sem qualquer ônus, pesquisa dinâmica por livro, natureza, cartório, data de início e fim, CPF, CNPJ ou nome ou número de atos de escritura de inventário, partilha, separação consensual, divórcio consensual e extensão consensual de união estável, realizados no foro extrajudicial e dispensa registro no livro E.
“Essa é mais uma ferramenta para o exercício da Advocacia no âmbito judicial e extrajudicial, criada pela CGJ, que regula as atividades do foro extrajudicial. Antes o acesso a tais documentos era possível somente por meio físico, agora é possível fazer isso via on line”, explica Diretor Tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Helmut Flávio Preza Daltro.
O corregedor-geral da Justiça, José Zuquim Nogueira, que assina o provimento 24/2001 da CGJ, informou à OAB-MT sobre o novo serviço já disponível.
--