“Povos indígenas em tempos de pandemia”. Este é o tema central de um webinário, que pretende contribuir com o debate sobre os direitos dos povos indígenas.
O evento, marcado para esta sexta-feira (20), das 18h às 22h, está na programação do II OAB Leads, com transmissão pela plataforma Zoom e o canal do Youtube da ESA-MT. É organizado pela Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
O presidente da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Subseção de Rondonópolis, Everton Neves, ressalta que esta é uma área emergente, que precisa ser estudada pela Advocacia. Ele, que é professor doutor da Unemat e estudou o Direito dos Povos Indígenas, lamenta que, nas faculdades, o tema apareça de modo insipiente em algumas disciplinas.
“Não é suficiente para entender toda a questão social e jurídica. Um conjunto de normas nacionais e internacionais tratam dos direitos dos povos originários e precisamos conhecê-las para garantir que saberes ancestrais sejam respeitados”, comenta Everton neves.
A presidente da Comissão Igualdade Racial da OAB-MT, Roberta de Arruda Chica Duarte, será mediadora do painel, que têm três indígenas como convidados. São eles Elisa Tauáçurê da Silva Ferreira, tradutora, editora e professora; o advogado Libério Uiagumeareu, que é membro do Observatório Justiça Criminal e Povos Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); e o professor sociólogo Xisto Xavante.
Os debatedores serão o professor Everton Neves e a doutora em Sociologia Silviane Ramos Lopes, que é quilombola, coordenadora do Fórum de Mulheres Negras de Mato Grosso.
--
Keka Werneck