Foto: Divulgação
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) declara pesar pelo falecimento do ex-governador de Mato Grosso e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, aos 93 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Amecor, em Cuiabá, em tratamento da Covid-19, mas não resistiu às complicações da doença.
“Seu nome fica eternizado na história política e cultural de Mato Grosso. Frederico esteve à frente do Estado ou da Capital em momentos decisivos e foi um grande impulsionador do desenvolvimento no Estado”, declara o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos. Frederico Campos é homenageado na galeria com 22 bustos na Residência dos Governadores, no Centro da Capital.
Frederico Carlos Soares Campos nasceu em Cuiabá em 11 de abril de 1927, filho de Manuel Soares Campos e Irene Gomes de Campos. Formou-se em Engenharia Civil pela Universidade do Brasil, em 1952. Nesse mesmo ano retornou a Cuiabá, tornando-se proprietário da primeira indústria de cerâmica da cidade.
A partir daí deu início a uma trajetória muito expressiva na vida social e política de Mato Grosso. Foi prefeito por duas vezes da cidade de Cuiabá – entre 1967 e 1969 e de 1989 a 1983 -, secretário de Estado e governador de Mato Grosso entre 1979 e 1983. Também foi o segundo governador após a divisão do Estado.
Foi casado com Ione de Azevedo Campos, com quem teve três filhos.
Foto de Edson Rodrigues/Governo de MT