Subseção da OAB de Lucas do Rio Verde abre fórum permanente em grande estilo

01/04/2010 13:00 | Evento
    Um grande sucesso – esta foi a avaliação do presidente da Subseção da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso em Lucas do Rio Verde, Abel Sguarezi, sobre a primeira sessão do fórum permanente criado pela entidade luverdense para debater questões relevantes da sociedade. Com o auditório da recém inaugurada Subseção de Lucas do Rio Verde lotado e com a presença de autoridades municipais e do Judiciário, a sessão de abertura do fórum permanente constou de duas palestras proferidas pelo conselheiro estadual da OAB, Válber Mello,  e pelo presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Bruno Oliveira Castro, que falaram sobre os temas “Prisões midiáticas” e “Recuperação judicial de empresas”, respectivamente.

De acordo com Sguarezi, a realização do evento foi viabilizada graças as parcerias que a Subseção firmou com a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso e a Escola Superior de Advocacia. A CAAMT inclusive aproveitou a oportunidade para colocar na Subseção parte dos seus títulos jurídicos para venda aos advogados a preços muito inferiores aos do mercado. A Caixa divulgou também planos de saúde e de previdência que está colocando à disposição de seus beneficiários. A ESA, por sua vez, vai entregar certificados aos participantes do fórum permanente e cuja carga horária da sessão de abertura foi de 4 horas. Quem participou do evento contribuiu com 5 quilos de alimentos não perecíveis – exceto sal e açúcar.

Ao abrir o fórum permanente, o presidente Sguarezi enfatizou a luta que Lucas do Rio Verde vem travando para conseguir a instalação de uma Vara do Trabalho no município. A primeira vitória já está consumada: depois de ouvir e receber de uma delegação de Lucas do Rio Verde um alentado relatório sobre o crescimento econômico do município, o plenário do Tribunal Superior do Trabalho, em reunião  em Brasília, aprovou por sete votos a três a criação da Vara do Trabalho, defendida inclusive pelo desembargador Osmair Couto, presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso, contrariando o voto do relator do projeto que votou pela rejeição da proposta. A decisão final, no entanto, só será conhecida no próximo dia 12, quando  o Órgão Especial  do TST, formado por 14 ministros, dará o parecer definitivo sobre a criação da Vara do Trabalho em Lucas do Rio Verde.