Foto: Reprodução
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) lamenta o falecimento de Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia e missionário claretiano. Internado com problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson, em Batatais (SP), morreu aos 92 anos, às 8h40 (horário de MT) deste sábado (8).
Casaldáliga nasceu na Espanha em 1928 e se mudou para o Brasil, aos 40 anos. Missionário em São Félix do Araguaia, foi o primeiro bispo da Prelazia do município, nomeado pelo papa Paulo VI em 1971, título ao qual renunciou em 2005.
Já nos primeiros anos em Mato Grosso atuou intensamente pela defesa dos direitos dos indígenas, ameaçados por conflitos agrários e pela expansão dos latifúndios. Casaldáliga também teve intensa atuação literária com a publicação de poesias, manifestos, artigos, cartas e obras de cunho político publicadas no Brasil e no exterior.
O secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira, conta parte da história de Dom Pedro em um livro escrito por ele e pelo dramaturgo Luiz Carlos Ribeiro em 2013, originado da montagem teatral, titulada “Fica Pedro”.
O presidente da OAB-MT, em nome da advocacia, externou os pêsames. “Ele era um contumaz defensor dos direitos humanos, das causas indígenas e dos trabalhadores do campo. Dom Pedro Casaldáliga será sempre inspiração para os brasileiros que buscam um país mais justo”.
Neste sábado, o corpo será velado na capela do Claretiano, em Batatais, com celebração de missa de exéquias no domingo, às 15h. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0.
Na segunda-feira (10), o corpo de Dom Pedro chega a Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso, onde será velado no Santuário dos Mártires. Ainda não há previsão de horário de chegada do corpo. E também, ainda não há previsão do dia em que será velado em São Félix do Araguaia. No entanto, está confirmado como local do velório, o Centro Comunitário Tia Irene. Seu corpo será sepultado nesta cidade.
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso