Junho de 2024 | Ver mais
# # # # # # 1

Primeira reunião das Comissões Temáticas supera expectativas

24/03/2010 11:00 | Evento
    A participação de 26 presidentes e representantes na primeira reunião das Comissões Temáticas da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, realizada nesta terça-feira, 23, no Plenarinho, superou as mais otimistas expectativas do Coordenador das Comissões e Vice-Presidente da Ordem, Maurício Aude.

Não foi apenas a presença de mais de 70% das comissões que surpreendeu Aude, mas também a efetiva participação de todos nas discussões, com muitos Presidentes das Comissões Temáticas apresentando os trabalhos e projetos que vêm sendo desenvolvidos nesses menos de três meses da atual administração da OAB, além de seus projetos.

Também foi discutida a criação da Comissão do Direito da Família, que será brevemente estruturada.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da OAB, Cláudio Stábile Ribeiro, afirmou que as reuniões das Comissões Temáticas visam integrá-las, pois muitas ações delas exigem e dependem de um trabalho em conjunto das comissões. Destacou também Cláudio Stábile que essas reuniões que passam a ser mensais, como defende o Coordenador Geral Maurício Aude, são de fundamental importância para que os membros das comissões possam trocar experiências e ideias.

A exemplo do que a OAB fez durante a greve dos médicos do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, o Presidente Cláudio Stábile Ribeiro sugeriu o acompanhamento da greve dos odontólogos da Secretaria Municipal de Saúde, cuja paralisação está trazendo sérios prejuízos para a população. Ele sugeriu que o acompanhamento seja feito por uma das últimas Comissões Temáticas criadas pela OAB, a de Direito Sanitário e Defesa da Saúde.

O Presidente da também nova Comissão do Direito do Trânsito, Tiago França Cabral, revelou que sua comissão vai enviar uma proposta às autoridades da Educação, sugerindo a criação de uma disciplina escolar não reprovativa, mas obrigatória na rede escolar para educar as crianças para o trânsito. A Comissão também vem fazendo gestões no sentido de tomar assento nos órgãos de trânsito, bem assim participar das discussões quanto às futuras alterações do trânsito na Capital, a ser levada a efeito a partir dos trabalhos da Agecopa.

Empolgado com o entusiasmo dos membros das Comissões Temáticas o Coordenador Maurício Aude revelou que como o expediente na OAB encerra-se às 17h30, as próximas reuniões das comissões poderão ser realizadas na Escola Superior de Advocacia, onde podem se estender até mais tarde, permitindo a ampliação das discussões. Conforme Aude, o presidente da ESA, Ulisses Rabaneda, já colocou as instalações da escola à disposição das Comissões Temáticas.