Presidente da OAB afirma que a mulher tem muito o que comemorar

09/03/2010 17:00 | Manifestação

Pelos altos cargos que estão ocupando em todos os segmentos públicos e privados, as mulheres têm muito o que comemorar neste mês em que se comemora, dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher – afirmou o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Cláudio Stábile Ribeiro, ao discursar na solenidade de posse da diretoria da Comissão do Direito da Mulher, segunda-feira à noite no auditório da Ordem. Lembrou Cláudio Ribeiro que desde o triste episódio da morte de dezenas de mulheres dentro de uma fábrica de Nova Iorque e que lutavam por melhores condições de trabalho até os dias atuais elas percorreram um longo caminho para chegarem às posições de destaque que foram conquistando.

O presidente citou os nomes de um grupo de mulheres que a Comissão do Direito da Mulher da OAB homenageou, entregando-lhes rosas e placas de prata, entre as quais as desembargadoras Maria Helena Póvoas e Maria Beatriz Teodoro, ambas oriundas do Quinto Constitucional da OAB. A posse da diretoria da CDM, que é presidida pela advogada Ana Lúcia Ricarte, realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi transmitida ao vivo pela TV Assembléia Legislativa para todo o Estado.

Outro que falou em nome da OAB na solenidade foi o vice-presidente Maurício Aude, que é também o coordenador das Comissões Temáticas da Ordem. Ele recordou o início da luta das mulheres em defesa de seus direitos, lembrando que são bem sucedidas nas suas tarefas, porque tudo o que fazem é com muito amor. Aude aproveitou a ocasião para fazer uma apelo às comissões para que busquem uma integração com as outras que estão encontrando dificuldades para se organizarem. Como é o caso da Comissão da Diversidade Sexual que não consegue formar uma diretoria. Desde a sua criação no ano passado, essa comissão tem apenas duas diretoras. O presidente da Escola Superior da Advocacia, Ulisses Rabaneda dos Santos, também fez rápido discurso, enaltecendo a importância da mulher na sociedade atual.

A presidenta reeleita da Comissão do Direito da Mulher, Ana Lúcia Ricarte, defendeu a inclusão social e política da mulher em todas as áreas, principalmente na OAB. O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Leonardo Pio da Silva Campos, fez um longo discurso em homenagem às mulheres, destacando o importante papel que desempenham na sociedade.