Posse coletiva segunda-feira de 30 Comissões Temáticas da OAB

19/02/2010 14:00 | Evento
    Tomam posse na próxima segunda-feira, 22, em solenidade programada para as 14 horas no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso trinta diretorias das 33 Comissões Temáticas da instituição. A diretoria de uma das comissões – a de Meio Ambiente – já foi empossada e as de duas delas – as de Direitos Sociais e das Sociedades de Advogados – ainda não estão constituídas. Mas o coordenador das Comissões Temáticas – o vice-presidente da OAB, Maurício Aude – já está trabalhando com afinco para que todas elas passem a funcionar efetivamente e sem demora, realizando pelo menos uma reunião por mês. “Em toda nossa campanha pregamos e defendemos a revitalização das Comissões Temáticas da OAB e vamos alcançar esse objetivo” – garante Aude.

Para o vice-presidente Aude, as Comissões Temáticas são importantes apêndices da OAB que podem atuar simultaneamente em duas vertentes: em defesa dos advogados e da sociedade. Criadas na administração do ex-presidente Francisco Faiad, algumas das comissões tem se destacado pelos relevantes serviços prestados a comunidade. Como é o caso das Comissões de Meio Ambiente, dos Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher, da Infância e da Juventude, entre outras. O objetivo da OAB, no entanto, é que todas as comissões, mesmo as que não têm ainda nem a diretoria completa – presidente, vice e secretário – se estruturem a fim de cumprir os objetivos que determinaram suas criações: a de lutar pela classe dos advogados e pela sociedade que tanto depende da instituição.

O trabalho que vem sendo desenvolvido por Maurício Aude para fortalecer as Comissões Temáticas já começa a surtir efeitos com a aproximação dos advogados da OAB. Tanto é que tem comissão cujo contingente de integrantes – 40 – já supera número permitido pelo Estatuto da OAB. Lembra o vice-presidente da OAB que qualquer advogado que esteja em dia com a Tesouraria da instituição e não tenha pendências no Tribunal de Ética e Disciplina pode submeter seu nome ao crivo do Conselho Seccional para se candidatar a participar das Comissões Temáticas. Espera Maurício Aude que a posse coletiva de segunda-feira se transforme num grande evento, com a presença de muitos advogados, para maior brilhantismo da solenidade.