Foto: Pixabay
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso alerta a advocacia sobre a ocorrência de tentativas e golpes consumados de invasão a celular e clonagem de WhatsApp.
Os bandidos realizam uma ligação ao advogado ou advogada, se passando por assessor de profissional da advocacia que ministra cursos, dizendo que o mesmo vai realizar uma live restrita a poucos convidados.
Para garantir a participação, o golpista explica que vai mandar um código por SMS ou e-mail, e para confirmar a presença, a pessoa deve digitar o código em seu celular.
Logo que é digitado o código, um aplicativo de clonagem faz a leitura e espelha as conversas de WhatsApp da vítima no celular do invasor. Sendo assim, o titular do telefone perde acesso ao WhatsApp instantantamente.
O golpista, por sua vez, começa a realizar contatos com os amigos e familiares da vítima, se passando por ela. Apelando para a comoção do amigo ou familiar, pede que seja realizada transferência para conta bancária.
A OAB-MT alerta os advogados e advogadas: fiquem atentos a abordagens suspeitas e DDDs de outros estados. E nunca digitem códigos de autenticação no celular, a pedidos de estranhos, pois este é um claro sinal de que estão tentando hackear seu celular e clonar WhatsApp à distância.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso
Foto: Pixabay