Foto: Divulgação
Com o objetivo de conter a propagação do coronavírus e proteger a saúde dos inscritos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) informa sobre nova data de realização da 2ª fase do 31º Exame de Ordem Unificado. A Coordenação Nacional anuncia que as provas serão aplicadas no dia 30 de agosto.
De acordo com o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-MT, Prof. Hélio Ramos, o adiamento ocorre a partir da análise da curva de contaminação que continua ascendente no país.
“Em alguns estados a situação é crítica. E como o exame é unificado, Mato Grosso acompanha o cronograma nacional. A OAB-MT segue atenta às condições sanitárias para a realização da 2ª fase do Exame da Ordem, porém, a realização da prova depende da análise do cenário em todo o país”.
O Exame de Ordem é uma importante avaliação que habilita o bacharel de Direito a exercer a advocacia. Anualmente, são realizados três exames. Como ainda não foi realizada a segunda fase do segundo deles, a data para o terceiro exame de 2020, o 32º Exame de Ordem, ainda não foi anunciada.
Hélio Ramos explica que o exame é unificado e cada seccional aplica o certame, sendo fiscalizado pelas Comissões de Estágio e Exame de Ordem em cada um dos estados. “Trata-se, com efeito, de uma forma de aquilatar os conhecimentos juri´dicos ba´sicos, te´cnicos e pra´ticos daqueles que pretendem exercer a advocacia. Portanto, so´ a Ordem dos Advogados do Brasil pode faze^-lo nesse modelo, que aceito, pelas Seccionais, segue sendo uma boa solução ao gigantismo do exame”.
Ao todo 1.179 inscritos em Mato Grosso devem ter seus conhecimentos testados no dia 30 de agosto. Eles são oriundos de todo Estado, mas por conta de uma questão de logística e minimização de custos, as provas serão realizadas nos munícipio polos de Cuiabá (626), Sinop (243), Rondonópolis (150), Barra do Garças (106) e Tangará da Serra (89).
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso
Instagram @oabmatogrosso