A presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Kárita Barbosa Borges da Silva, marcou presença na audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Cuiabá para debater a criação de políticas e ações de conscientização sobre a Dislexia.
De acordo com Kárita Borges, a discussão foi extremamente positiva, uma vez que os participantes foram vistos e ouvidos, o que resultou na elaboração de uma ata produtiva, colaborativa e com várias indicações de providências a serem adotadas pelos órgãos competentes.
“Dentre as principais ações estão o fortalecimento das equipes multidisciplinares que identificam crianças e jovens com Dislexia, prioridade nos projetos de lei de inclusão de pessoas com Dislexia, criação de políticas públicas e campanhas publicitárias para conscientização sobre o assunto e cooperação entre as secretarias do Estado e Município”, elencou a presidente.
Dislexia
Conforme a definição adotada pela IDA (International Dyslexia Association) em 2002 e reproduzida pela Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso