No mês da Consciência Negra, comemorada em 20 de novembro, a Comissão de Defesa da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) participa de inúmeros eventos alusivos ao tema, dentre eles o III Congresso Estadual da Unegro Pantanal e o encontro denominado “Na rota da Ancestralidade”.
Antes deles, porém, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14), o presidente da comissão, Aurélio Augusto Gonçalves da Silva Júnior, estará em Cáceres (a 230 km de Cuiabá) para o 1º Encontro de Capacitação em Políticas Afirmativas e Sistema de Cotas, promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
Durante os dois dias, serão discutidos as políticas afirmativas e o sistema de cotas da Unemat, as ferramentas disponíveis e os desafios das Comissões Permanentes de Verificação. O evento, que contará ainda com relatos de experiências a partir da implementação do procedimento de heteroidentificação no âmbito da universidade, tem por objetivo capacitar servidores.
Já o III Congresso Estadual da Unegro Pantanal será realizado em 30 de novembro, na Associação dos Docentes da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT) e terá como tema “Negros e negras nos espaços de poder e em defesa da vida”.
O congresso tem por intuito promover o respeito, a proteção e a realização de todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais de igualdade entre mulheres e homens, negras e negros, brancas e brancos, enfim entre todos brasileiros.
Também no dia 30, será realizado o evento “Na rota da ancestralidade - preservando o patrimônio material e imaterial”. Com cortejo afro, palestras e sarau cultural, o encontro será promovido no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc), no Centro Histórico de Cuiabá.
Na oportunidade, Aurélio Augusto Gonçalves da Silva Júnior ministrará uma palestra sobre racismo e a responsabilidade histórica do estado brasileiro.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso