Depois de procurada por caciques da Terra Indígena São Marcos, no município de Barra do Garças, a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) requisitou a intervenção do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho, para ajudar a solucionar a falta de assistência à saúde do povo xavante na região. A reunião com o parlamentar aconteceu na tarde desta segunda-feira (12), com a presença dos caciques Xisto e Davi.
“Uma série de problemas tem ocorrido lá, morte de crianças, morte de pessoas idosas pela falta de amparo, de uma política séria que atenda à população indígena naquela região. O deputado se comprometeu de, em conjunto com a bancada federal de Mato Grosso, pleitear junto ao Ministério da Saúde uma atenção àquela região”, pontuou o presidente da Comissão de Direitos Humanos e secretário-geral da OAB-MT, Flávio Ferreira.
A parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para solucionar os problemas de assistência à saúde indígena também foi cogitada.
Outra temática tratada no encontro foi a necessidade de reforma na Escola Estadual Indígena Hambi. “Precisa, com extrema urgência, de uma reforma para ampliação. O deputado, então, pediu que se formalizasse ambos os expedientes e se comprometeu também em fazer essa reivindicação junto à Secretaria de Estado de Educação”, acrescentou Flávio Ferreira.
Assessoria de Imprensa OAB-MT
imprensaoabmt@gmail.com
(65) 3613-0929
www.twitter.com.br/oabmt
www.facebook.com.br/oabmatogrosso